domingo, 15 de agosto de 2010

Castelos de Areia…


(foto da net)


Ontem enquanto fazia um, porque me apeteceu, pensava na metáfora e nos vários planos em que pode ser empregue.

Fazer um castelo de areia é para alguns um desperdício pois como sabemos é efémero mas fazemos. Quantas coisas fazemos nós nas nossas vidas que serão tão ou mais efémeras? Mas fazemos. Não vou enumerar, é mais interessante que cada um pense nas que já fez ou viu fazer… o facto é que fazemos, por diferentes razões e com diferentes motivações, fazemos…

Por mais que nos possa até custar admitir, dependendo da escala temporal empregue, tudo acaba por ser efémero… mas fazemos.


FATifer

12 comentários:

  1. Nós próprios somos efémeros...

    O importante é fazer as coisas com gosto,com empenho ou simplesmente porque tem de ser... mas viver. Deixar a nossa marca... para não sermos também castelos na areia...

    ResponderEliminar
  2. Se tudo é efémero nós também somos :P

    Desculpa a falta de ambição mas não acho que chegue a castelo muito menos que consiga deixar a minha marca. São poucos os que “por obras valerosas, se vão da lei da morte libertando” e eu não sou um deles. Com pequenos gestos toco, por vezes, os que me rodeiam e isso já é bom…

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  3. Aqui está uma coisa que sempre fizeste!!!
    :D
    Só falta saber o que nunca fizeste!!

    beijocas

    ResponderEliminar
  4. Até o que engolimos é efémero! Daí a pouco já temos de estar a comer de novo; no entanto morreriamos se não tivessemos esses pequenos gestos de efemeridade!
    Tudo o que fazemos, ainda que o saibamos efémero, se nos dá gosto, prazer, ainda que com a consciência da efemeridade, nunca é perda de tempo. Nem mesmo os castelos de areia.

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  5. Gata Verde,

    Não duvido que possas ser muito paciente mas se achas que alguma vez vais descobrir o objecto do texto anterior, lamento desiludir-te mas não acho que consigas… :P

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  6. Cara deusa Pax,

    Gostei da imagem e sabes concordo com o que dizes…
    O poeta usou os versos: “tudo vale a pena, se alma não é pequena”…
    Há que saber aproveitar a nossa efemeridade em cada pequeno gesto se possível ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  7. Se o fizeres suficientemente longe, suficientemente grande, será que chega à imortalidade? ahahah

    São os pequenos gestos meu caro, mais do que o nome escrito na porta do WC da escola.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Gata2000,

    Que bom reler-te por aqui (e pelo teu espaço).

    A ilusão de que falas levou à construção de coisas como as pirâmides (isto caso não acreditemos nas teorias menos terrenas para as suas origens). Em todo o caso o que disse aplica-se: ” dependendo da escala temporal empregue, tudo acaba por ser efémero…” :P

    Em todo caso, como também reiteradamente afirmei no texto, “mas fazemos” … fazemos esses pequenos gestos que têm valor para nós e para quem nos rodeia e que, por momentos, nos permitem manter essa ilusão de escaparmos ao efémero… porque temos essa triste mania que a vida tem de fazer sentido… por isso fazemos…

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  9. A própria vida é efémera e não é por isso que deixa de ter a sua importância. Portanto há que aproveitar enquanto ela dura para fazer o que nos auto-realiza e parar para dar a devida atenção aos pormenores efémeros que muitas vezes nos passam ao lado.

    ResponderEliminar
  10. A própria vida é efémera. Mas, já diz o contraluz, é curta mas ampla. :)

    ResponderEliminar
  11. PomPix,

    Bem-vinda ao nosso espaço.

    Concordo que devemos fazer um esforço para conseguir “parar para dar a devida atenção aos pormenores efémeros que muitas vezes nos passam ao lado.”

    Como disse, tudo é efémero e a importância é atribuída por nós… cada um fará o que acha que deve pelas razões que terá para o fazer na tentativa de aproveitar a viagem…

    Obrigado pela visita volta sempre,
    FATifer

    ResponderEliminar
  12. Vani,

    É tudo uma questão de perspectiva não é? ;)

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!