sábado, 10 de dezembro de 2011

Dúvidas Pertinentes IV

Estes últimos dias de nevoeiro (penso que por boa parte do país mas aqui em Lisboa sem dúvida!) relembraram-me uma velha dúvida, que sempre tive e que ganhou força quando comecei a conduzir:


Será que os condutores não entendem que as luzes não servem só para ver mas também para ser visto?! 

Eu sei que conduzindo moto e sendo obrigado a ligar a luzes, posso até estar condicionado à partida no modo de estar mas ver carros que passam (a “abrir”) por mim no meio do nevoeiro sem luzes ligadas, faz-me muita confusão! Por mais que saibamos os desvios de personalidade causados por se estar à frente de um volante será que esse facto é suficiente para explicar a plena burrice que é não acender as luzes (já não digo sempre ou pelo menos em auto-estrada mas) em dias de nevoeiro?!

FATifer

12 comentários:

  1. Há de facto comportamentos imconcebíveis praticados por quem está atrás de um volante de um carro (ou de um guiador de uma moto).
    O que referes é até incompreensível porque acender os médios é um gesto que não custa nada... e pode salvar vidas.

    Eu tenho o gesto de ligar as luzes tão enraízado que até as ligo quando não fazem falta... ahahahah



    Beijinhos meu querido... e cuida-te!

    ResponderEliminar
  2. Cara Orquídea,

    Tens portanto um bom hábito porque as luzes, mesmo quando parecem não fazer falta, dão sempre jeito nem que seja para ser visto, como referi. Sim que é isso que acho que não foi transmitido aos condutores nas escolas (que parecem só ensinar a passar o exame e não a conduzir), as luzes servem para vermos mas também para sermos vistos! ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  3. Os portugueses conduzem muito mal, mas quase todos têm a mania que eles próprios são uns ases do volante, os outros (portugueses) é que conduzem mal! Luzes e piscas então, é só para totós! E depois, está claro, quando os acidentes acontecem, os culpados são sempre os outros...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. Cara Teté,

    Não gosto de generalizações mas concordo que há neste país quem se julgue um às do volante sendo um verdadeiro asno… na questão dos piscas já desenvolvi uma espécie de capacidade de percepção “vidente” que me permite adivinhar para onde vão os carros que estão à minha frente (sim que nós motociclistas, por uma questão se sobrevivência, desenvolvemos esta capacidade de antever muito e muito mais além do que os srs automobilistas :P).

    Nesta questão das luzes é que é mais complicado pois ser “vidente”, neste caso, significa primeiro conseguir ver e se não os vejo não posso adivinhar para onde vão!

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  5. Compreendo e apoio...ohhhh se apoio...hoje ia mandando uma panada a um jovem de mota porque ele não trazia luzes ligadas...se andam 3x acima da velocidade permitida e sem luzes é pedir funeral. Mas não...as pessoas não devem perceber --'

    ResponderEliminar
  6. 60 sinais,

    O exemplo que citas é um daqueles que os automobilistas registam e depois tomam todos os motociclistas como loucos! :(
    Agora tenho de concordar que a inconsciência terá mais facilmente consequências piores para que anda de moto…

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  7. Nunca percebi porque não é obrigatório o uso permanente de luzes, seja qual for o veículo. Até devia vir de fábrica, ligava-se o motor e pop, ligava-se a luz. Aquilo gasta assim tanta bateria? Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Caro amigo Rafeiro,

    Muitas motos actualmente já vêm de fábrica assim. O único inconveniente, na minha opinião, é no arranque em que ter as luzes ligadas não ajuda (principalmente se a bateria já está um pouco gasta). Não tenho dúvidas que haverá muito condutor que não liga as luzes para poupar, quer bateria quer lâmpadas e depois são capazes de andar com stops fundidos como vejo tantos!

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  9. Civismo, é uma coisa que abunda em Portugal, senão pelo mundo fora!

    ResponderEliminar
  10. Tanta ironia cara Gata… :)

    Mas olha que neste assunto em particular nem é preciso chegar ao civismo começa por ser uma questão de bom senso e até de auto preservação! ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  11. Ligar as luzes do veiculo é tão automático para mim como por o cinto aliás nas estradas que percorro nem podia ser de outra maneira!

    Mas nevoeiro então....detesto, odeio mesmo e a dificuldade é tanta que até posso ir de vidros abertas mas sem luzes nunca!

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Isabelices,

    Pois para mim também é mas talvez um pouco fruto da obrigatoriedade legal para o meu veículo…

    O nevoeiro é complicado, por isso acho que todos devíamos fazer tudo para facilitar a vidas uns aos outros nessas condições ;)

    (como deixas um abraço respondo-te com)
    Abreijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!