quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Estados de Espírito

Será que controlamos se estamos bem ou mal dispostos? Sim? Não? Talvez… depende…

ok tomemos por exemplo o meu dia de hoje:

Acordar... acordo sozinho, não necessito de despertador (menos uma coisa para ficar mal disposto)

Normalmente acordo bem disposto… sou daqueles que quando acorda está “on” (com esta frase parece que me inclino para dizer que não controlamos se estamos bem ou mal dispostos)

Acordado … janela – chuva, tudo molhado! Duas reacções possíveis:

“Puta que pariu! E agora vou ter de ir na pequena porque os pneus da grande não estão em condições para andar à chuva…” (mal disposto)

“Olha tá tudo molhado lá vou ter de ir na minha pequenina até é bom para variar embora nesta vá demorar mais tempo…”(bem disposto)

Acho que fiquei no meio entre estas duas hipóteses, preferia não ter tido de ir na mota mais pequena mas passear até é bom, de vez em quando…

Casa de banho, higiene diária, rádio ligado, etc…

Será que a música que ouvimos de manhã nos influencia? Sim, talvez mas… posso ouvir fado que não é por isso que fico triste… aliás o que mais me chateia é que, com esta merda das playlists, passamos a vida a ouvir as mesmas músicas! … sim mas eu ligo rádio para ouvir notícias e trânsito, a música é só para preencher os intervalos!

Pequeno almoço

Acredito que o que comemos pode ter alguma influência… mas isso também depende das pessoas, não?

Vestir

“Bolas não vestia o fato de chuva há uns tempos, vou ter calor!”

Viagem para o trabalho

No trânsito há quem perca a cabeça (e quem provoque perdas de paciência). Há pessoas que se transfiguram dentro de um carro… eu, de mota, o que me custa mais é que me dificultem a passagem, principalmente hoje que mota não reponde como a outra. Sim hoje há que ter paciência, julgar melhor as distâncias e as manobras… é quase como andar de carro :P

Dia de trabalho

Durante dia um dia de trabalho há um conjunto de situações que nos podem deixar bem ou mal dispostos:

Um colega que responde torto :( ou então que nos ajuda sem estarmos à espera :)
O telefone que toca quando já estamos ao telemóvel :(
Um problema que se resolve sozinho :) ou então um problema que se multiplica em 3 ou 4 :(
Pedem-nos o impossível! :(
Quando conseguimos o impossível :)
A manhã acaba e damo-nos conta que nem tivemos tempo de comer nada. :(
Ao almoço não há nada de jeito para escolher :(
Temos visitas para o almoço, vamos a um restaurante mais caro e ainda nos pagam a conta :)
O telemóvel toca pela milionésima vez :(
Liga-nos aquela colega simpática que é sempre um prazer ouvir :)
Etc…

Viagem de volta a casa

Hoje tem de ser devagar mas em condições normais é sempre mais depressa… :)

De volta a casa

Hum…


Penso já chegar como um conjunto de exemplos de situações em que o nosso estado de espírito pode ser influenciado pelo que nos rodeia. Haverá dias em que estamos tão bem dispostos que nada nos afecta e outros em que qualquer coisinha serve para ficarmos mais mal dispostos ainda.

Interrogo-me se, ou em que grau, podemos controlar as influências de que somo alvo. Sim podem dizer que é uma questão de atitude perante a vida mas será? Será que mesmo um optimista não se chateia de vez em quando? Eu acho que sim… e um pessimista também sabe sorrir, por mais que ache que nunca tem razões para o fazer? Também acho que sim…

Mas até que ponto conseguimos conhecer-nos para sabermos qual será a nossa reacção em todas as situações? Será que isso é possível?

Talvez deixe mais perguntas do que respostas mas isso é normal quando nos pomos a divagar. O que constato é que tenho por vezes oscilações de humor que não sei bem explicar enquanto outras vezes sei exactamente o que provocou esta ou aquela reacção.


Deixo-vos as minhas interrogações… se quiserem acrescentar algo…


FATifer

14 comentários:

  1. Eu acho que controlamos tipo 50%. Os outros 50% são o sistema hormonal quem controla.
    Fala-se muito na TPM nas mulheres, muitas vezes com a crença de que é desculpa inventada para oscilações de sentido de humor, mas que o sistema hormonal influencia muito o nosso comportamento e disposição, lá isso influencia.
    Nos homens não sei muito bem se também terão fases de mais ou menos tendência para oscilações de humor. Talvez até tenham.
    De qualquer modo, os outros 50% conseguimos nós controlar. Por exemplo: aposto que vais meter pneus novos na grande para minimizares essas irritações, principalmente agora que se aproxima a época da chuva. Sabes que vais eliminar uma das tuas causas para o mau-humor :)
    Eu acredito que conseguimos influenciar bastante esse nosso estado de espirito. Eu consigo, pelo menos. Quando me sinto a desesperar, respiro fundo, penso em algo de que gosto, sorrio e as coisas ficam logo a parecer menos más.
    Há que ter uma atitude positiva mesmo que perante as coisas deprimentes que a vida (ou o dia) nos apresenta.
    E tentar sorrir, para dentro de nós, também :)
    Afinal, nada pode mais do que nós e do que a nossa vontade, certo?

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  2. Pois, como a pax diz controlamos metade pelo menos.

    Ou seja, tens opção de acordar com despertador ou sem, escolhes sem, acordas mais bem disposto.

    Tens opção de escolher o pequeno almoço, sabes o que gostas, motivo para boa disposição.

    Tens opção de escolher o transporte,ai pode existir influência de terceiros no caminho, mas podes ser tu a escolher levar com calma, com um sorriso, ou mandares dois berros.;)

    No trabalho, estás provavelmente dependente de outros, portanto não depende tudo de ti, tens a opção de escolher fazer bem o teu trabalho, e isso é motivo sufciente para te sentires bem, o resto, podes como já referi, optar pelo sorriso, calma, e boa disposição.

    Existe no entanto, coisas em que não temos opção mesmo, aí será enfrentá-las com o rigor que cada situação precisa, claro está que isto tudo escrito é muito facil, controlar o dia a dia é deveras dificil, mas com um espirito positivo, alegria de viver, companhia boa e gostarmos de nós, faz toda a diferença.;)

    Beijooooo

    ResponderEliminar
  3. Pois é a chuva, comigo basta que esteja a chover e eu ter de sair de casa para ficar um bocado em baixo, se for para ficar em casa já é outra conversa aí já gosto.
    Mas por enquanto aqui em baixo ainda está bom tempo e acordar p ir trabalhar tambem não é razão para ficar mal disposto, quando se faz o que se gosta.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Cara Pax,

    Uma resposta cheia de optimismo – não esperava outra coisa de ti! :)

    Pois começando por casos concretos, claro que vou por pneus novos assim que encontrar - os que quero que estão esgotados! :(

    Concordo e pratico muitos dos truques, de que falas, para nos mantermos bem dispostos mas, embora o consiga maior parte das vezes, nem sempre é possível. Como todos (ou quase) tenho os meus momentos menos bons. No geral não tenho que me queixar, até considero que sei levar bem a vida.

    Esta minha divagação, embora tenha usado o meu dia de ontem como exemplo, era de âmbito largo … resulta do que observo também nos que me rodeiam…

    “Afinal, nada pode mais do que nós e do que a nossa vontade, certo?”

    Se não acreditarmos nisso acho que nunca somos felizes e a vida torna-se um martírio… sim, embora tenha posto em causa no texto, concordo que tudo se resume à nossa atitude perante a vida pois, mesmo o que não podemos controlar, por ser exterior a nós, podemos sim fazer o esforço de reagir de forma positiva… podemos nem sempre conseguir mas tentamos! ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  5. Vita,

    Respondendo ponto a ponto:

    O despertador nunca foi opção para mim (contam-se pelos dedos as vezes que usei um despertador na minha vida)… sempre fui um felizardo, quando era novo para acordar sozinho, como agora faço, era a mamã que me acordava docemente ;)

    Pequeno almoço – nunca comi muito ao pequeno almoço mas sim tento comer bem…

    Transporte, como já expliquei tinha de ser mota, porque gosto, porque posso… o ter duas é bom nestes casos ;)

    O trabalho é stressante (hoje o dia foi mesmo cansativo) mas faz-se o possível para fazer o melhor possível … sempre que possível as opções são as que referes “sorriso, calma, e boa disposição.”

    “claro está que isto tudo escrito é muito facil, controlar o dia a dia é deveras dificil, mas com um espirito positivo, alegria de viver, companhia boa e gostarmos de nós, faz toda a diferença.;)”

    Subscrevo :)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  6. Hum...já me perguntei tb várias vezes o q influência o meu estado de espírito, porque tenho dias em que pareço que sofro de bipolaridade, ora estou a cantarolar, ora estou com uma neura que ninguém me pode aturar (nem eu própria, lol). Mas o que influência este estado, sinceramente, não faço ideia. No meu caso, e como diz a Pax terá muito a ver com a influência das hormonas...ou não.

    PS: Este tempinho de trampa, por exemplo, deixa-me fula!

    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  7. Anónimo do Algarve,

    Pois por aqui (Lx) chove bem quando escrevo estas linhas, embora hoje não me tenha molhado ;)

    Andar à chuva também não é o meu passatempo favourito mas quando tem de ser…

    “…acordar p ir trabalhar tambem não é razão para ficar mal disposto, quando se faz o que se gosta.”

    Grande verdade! (se quisesse ser pessimista poderia salientar que, infelizmente, nem todos conseguem trabalhar no que gostam…)

    Obrigado por mais esta visita.

    Abraço e bom fds,
    FATifer

    ResponderEliminar
  8. Patrícia,

    Embora não considere que tenha oscilações de humor tão “extremas”, tal como dizes e como disse no texto, tenho situações onde não consigo explicar porque reagi assim ou assado (porque é que uma coisinha me fez explodir ou porque numa coisa que devia ter explodido fiquei calmo?). Acho que não se pode excluir que a componente hormonal possa explicar, em parte, certas situações… mas, como dizes, haverá situações que não.

    … sim o tempo por vezes não ajuda mas julgo que isso terá muito mais influência se já não estamos satisfeitos por outras razões… eu pelo menos sou assim…

    Beijinhos e eu é que agradeço mais esta visita.
    FATifer

    ResponderEliminar
  9. Como acordo sempre mal disposta, muito mal disposta, mas mesmo muito mal disposta todos os dias, nao posso falar em influencias, lol. Ah, e chamo todos os palavroes e mais alguns ao primeiro cliente que tenho que atender. Acho que so depois do pequeno almoço tomado (atendendo ao facto que acordo por volta das 6.30h da manha e so la pras 11h e' que como qualquer coisa) e' que se começa a ver alguma simpatia por parte da minha pessoa...e prontos, a modos que e' isso, sou mesmo muito ruim logo pela manha...:D

    ResponderEliminar
  10. Suponho que somos todos um pouco permeáveis a várias situações que vão acontecendo ao longo do dia - quer positivas, quer negativas. Que sim, contribuem para o bom ou mau humor. Mas é óbvio que não são as únicas condicionantes, porque me parece mais preponderante o momento que o indivíduo está a viver (po ex: está numa boa fase, tem um emprego que gosta, mudou para uma casa melhor, o filho adaptou-se bem à nova escola, etc. ou, pelo contrário, tem o pai ou a mãe muito doente, o irmão/ã está no estrangeiro não pode acompanhar, passa o dia num virote para poder dar atenção e o puto teve a milionésima negativa a matemática... etc. e tal).

    Enfim, também há quem tenha tendência para o pessimismo e um dia de chuva, à partida, é um mau começo... ;)

    Jinhos!

    ResponderEliminar
  11. Foi bom,

    Também acordo por volta dessa hora mas nunca saio de casa sem tomar o pequeno almoço e raramente acordo mal disposto… cada um é como é ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  12. Teté,

    Boa análise… vejo que concordas que é uma espécie de jogo/equilíbrio. A nossa maneira de reagir perante o que nos acontece depende do que somos e de como estamos …

    A chuva não me incomoda por aí além mas neste dia foi mais o facto de ter os pneus como tenho – coisa que amanhã corrigirei ;)

    Obrigado por mais esta visita.

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  13. Olá Fatifer , muito interessante este assunto.
    É impressionante o quanto somos influênciáveis, e isso é bom porque AINDA temos escolha , só depende de nós :)
    Não acho que seja 50% como a Pax diz , varia conforme a pessoa , existe pessoas que controlam o seu estado de espírito a 100%e outras que não se controlam de todo.
    Já experimentei e pude verificar que estejamos tristes ou felizes é tudo igual , o único ser que muda somos nós , pois bem se a vida são apenas "dois dias" à que tirar o melhor partido dela, aprender ao máximo e entender o que nos rodeia.
    O que se vê hoje em dia em maior nº são pessoas influenciadas pelo seu meio ambiente, o mais engraçado é que não fazem nada para melhorar a sua vida , e isso amigos é preocupante.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Naturezas,

    Também gosto de acreditar que depende de nós mas, na minha opinião, serão poucos aqueles que controlam a 100% o seu estado de espírito… (podes chamar-me “descrente” mas é o que penso). Sem dúvida que uns têm uma maior capacidade de controlo que outros mas 100% ou 0% … hum … desconfio que não.

    Concordo que é em conseguir “entender o que nos rodeia” que está o segredo, agora o ser “igual se estamos tristes ou felizes” tem muito que se lhe diga. O mundo que nos rodeia pode ser o mesmo mas a forma como o encaramos muda! Daí que não ache que seja igual mesmo para os outros, ou pelo menos para aqueles que interagem connosco, pois as nossas acções vão condicionar o mundo deles também… ok, tens razão, estou a falar demasiado no abstracto mas acho que compreendes onde quero chegar (achei não seria necessário concretizar com um exemplo mas se quiseres posso fazê-lo)

    “O que se vê hoje em dia em maior nº são pessoas influenciadas pelo seu meio ambiente, o mais engraçado é que não fazem nada para melhorar a sua vida , e isso amigos é preocupante.”

    Plenamente de acordo!

    É bom voltar a “ver-te” por aqui.

    Beijinhos
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!