terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Esquemas mentais


Sou do tipo de pessoa que quando acorda gosta de pensar no que vai fazer durante o dia, traçar um plano, nada de rígido apenas uma ideia do que quero fazer. Nem sempre cumpro o plano mas quando o faço tal acaba por me trazer um certo sentimento de realização.



E vocês compreendem e identificam-se com o que disse ou acham que sou um ser estranho?

FATifer

25 comentários:

  1. Eu gosto de fazer isso à noite, antes de adormecer, para o dia seguinte... É tão bom conseguirmos ser fiéis ao que realmente sonhamos :)

    Estou de volta, espero ver-te por lá :)

    www.poppymaze.blogspot.com
    (ex-lucia's box)

    ResponderEliminar
  2. Eheheh, eu sou mais ad-hoc! Às vezes tenho de traçar um plano, para realizar uma série de coisas e estabelecer uma certa ordem de prioridades. E raramente consigo cumprir, porque existem sempre imprevistos, tipo demoramos 10 minutos a ir ao correio, mas, infelizmente está lá uma bicha do caraças e demoramos mais de meia hora...

    Enfim, cada um é como é! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Rapaiz, se eu às vezes planeio a semana...ahahaha...nem sempre é bom. É verdade que quando se faz muita coisa ao mesmo tempo, há que existir um planeamento (na formaçao, por ex, temos inclusive de entregar o planeamento das sessões...).O problema é que as coisas nem sempre correm como queriamos e a sensação de frustração é muito grande...

    Engraçadamente, na formação já não sou tanto assim. Planeio, claro, mas é algo que carece de improviso e adaptação constante a novas circunstancias e, aí, gosto de o fazer e não me sinto frustrada.
    Quando o caso é uma tese, sou o oposto.

    Ou não fosse gémeos ahahah.

    ResponderEliminar
  4. Lucia,

    Vejo que és do meu clube. É mais ou menos isso que faço…

    Beijinhos,
    FATifer

    PS – tentarei aparecer no teu novo espaço… ;)

    ResponderEliminar
  5. Teté,

    Como disse não é rígido… por vezes mudo o que tenho “planeado” para fazer… e não é essa mudança que me impede de sentir realizado no fim do dia se, mesmo mudando de planos, consegui fazer aquilo a que me propus. ;)

    Como dizes cada um é como é e eu sou assim, gosto te traçar um rumo cada dia, mesmo que a meio outros ventos me levem a outros lugares…

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  6. Vani,

    Eu não estou a falar de planos a longo prazo mas mais como disse a Lucia, pensar no que vou fazer no dia seguinte antes de adormecer… o que dizes é verdade há sempre imprevistos e da mesma forma que nos podemos sentir realizados se as coisas acontecem de acordo com o que planeamos, também podemos sentir-nos frustrados se aconteceu o contrário…

    Eu compreendo-te mesmo não sendo gémeos… :P

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  7. És uma pessoa organizada e tentas planear minimamente o teu dia de modo a atingires um sentimento de realização pessoal? Ganda freak!! :D

    Pronto, agora que tirei a ferrugem ao meu sarcasmo posso dizer-te que faço mais ou menos a mesma coisa. Se bem que no meu caso traço apenas pequenos objectivos e geralmente só considero o 'dia de trabalho' acabado quando os cumpri todos. E isto é apenas a minha maneira de combater a preguicite crónica de que sofro desde nascença. :P

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro planear ficar o dia inteiro em casa, sem tirar o pijama... ver tv... ler um livro... passear na net... dormir a sestinha...

    Nem sempre consigo... mas quando consigo fico contente :)

    ResponderEliminar
  9. Rice Man,

    Tava a ver que ninguém me chamava freak! :)

    Pelo que conheço de ti, suspeitava que pudesses entender-me e traçar alguns paralelismos… tal como entendo a preguiça cónica que referes ;)

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  10. ianita,

    Esses planos que referes devem estar, de algum modo, relacionados com a preguiça crónica a que o Rice Man alude, não?
    Para mim esse tipo de programa não construi um objectivo mas sim talvez um dia em que não traço qualquer objectivo e acabo por fazer o que referes… mas como diz e muito bem a Teté “cada um é como é” ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  11. Nada disso. Pelo contrário. Todos os dias tenho imensas coisas para fazer... no trabalho são centenas de pequenas coisas todos os dias... depois a lida da casa... a família... os amigos... a minha vida e a minha sanidade. Todos os meus dias são cheios... e de tão cheios que são eu anseio por dias de dolce fare niente. E aproveito-os ao máximo!

    Nem sempre consigo... passo meses sem conseguir ter um dia assim... mas mesmo um dia assim não é preguicite... porque estou comigo... estou a descansar ideias... estou a ler livros... estou a ver as minhas séries... estou simplesmente comigo. E isso não é, para mim, preguicite e gostaria de poder ter mais "me days".

    Mas é como tu dizes... cada um é como é. :)

    Kiss

    ResponderEliminar
  12. ianita,

    Obrigado pela explicação… espero que tenhas percebido que me estava a meter contigo até porque, pelo que já li no teu espaço, tenho obrigação de entender o que tão bem explicaste…

    Embora não tenha essa necessidade de ter “me days” como lhe chamas, compreendo o que dizes.

    Que tenhas um óptimo “me day” logo que possas! ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  13. Eu sei :)

    E os "me days" tanto podem ser ficar em casa sozinha com um bom livro... como podem ser sair de casa... pegar no carro e sair sem rumo... rádio desligado, só eu e os meus pensamentos... ou ir sozinha a um shopping qualquer e andar de loja em loja.

    No Sábado de manhã fiz isso. Peguei no carro e fui... estrada fora... sozinha. Só eu e os meus pensamentos.

    E sim, acho que é uma necessidade... de vez em quando. E espero ter em breve tempo para ficar no mimo de mim. :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. ianita,

    Já no teu excelente comentário naquele meu texto em que comparei a ida às compras com uma futebolada referias isso mesmo que disseste…

    Posso acrescentar que só não tenho necessidade de “me days” porque já me sinto quase sempre “alone with myself” (e talvez acabe por ter uma vida menos preenchida que a tua, por mais que profissionalmente mais stressante do que devia ser…). Em todo caso acho que, como disse, consigo compreender essa tua necessidade e não te vou dizer que não faça o que descreves e tenha prazer em fazê-lo! ;)

    Sim, faz o favor de te mimares que tu mereces! :)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  15. Nada como ser-se organizado :))
    Estranho ?... nem pensar !
    Estranho é a maior parte sair de casa ainda meio a dormir. rsrsrsrs.
    .

    ResponderEliminar
  16. Rui da Bica,

    Organizado… pois… tenta-se ;)

    Para mim quase tão estranho como saírem de casa “ainda meio a dormir” é saírem de casa em jejum!

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  17. eu é mais preguicite aguda, quase sempre. Ok, presgucite aguda e crónica...

    freak?? freak?? ai esta juventude...

    ResponderEliminar
  18. Freak!
    ;)
    Já eu tento lembrar-me na vespera do que tenho de fazer no dia seguinte, mas só mesmo para não me esquecer, porque se assumi uma lista de compromissos, tarefas, whatever para o dia seguinte significa que já de antemão calculava que as conseguiria cumprir. Ou seja, viver sem a dúvida de que se consegue ou não cumprir os planos do dia... acaba por tirar metade da emoção da coisa... :/

    ResponderEliminar
  19. P.S.

    É minha impressão ou a senhora da foto fez uma lipo super-hiper-mega bem conseguida?

    ;)

    ResponderEliminar
  20. Planear?

    Oh, eu até planeava.
    Mas afinal acabo por fazer tudo ao contrário.
    Com a sorte que depois não penso muito nisso.


    Viver é bom!!!

    ResponderEliminar
  21. Vani,

    Continuo a compreender-te melhor do que gostava por vezes ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  22. Cara deusa Pax,

    O Rice Man não precisa de ajuda no “freak”! :P

    Desculpa lá mas não entendi… só porque pensas no que tens para fazer – compromissos que assumiste – não quer dizer que consigas, porquê a falta de emoção? Mesmo sendo tu uma deusa acredito que te aconteça como a mim (mero mortal) que, por vezes, tenho de alterar o que tinha planeado como referi…

    Beijinhos,
    FATifer

    PS – a foto que encontrei na net é de um boneco numa pose supostamente pensativa… acreditas que antes de falares nem tinha reparado que não tem barriga? (eu sei nem parece meu… ou será ilusão de óptica?!)

    ResponderEliminar
  23. Cris,

    “Viver é bom!!!”

    Amiga não podia estar mais de acordo mas no meu caso, não acho que o planeamento que refiro tenha grande influência no facto de não viver tudo o que devia… as causas para tal são outras…

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  24. Não és nada estranho, cerca de 30% das pessoas em portugal, estão mais ou menos no teu quandrante, Mental/Espiritual.

    ResponderEliminar
  25. Paulo,

    30%? Tantas? … :)

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!