sábado, 10 de outubro de 2009

Futebolada = Ir às Compras

.














O título simplifica a ideia de base para este texto, onde vou tentar explicar porque é que considero que jogar à bola é, para nós homens (que gostam de jogar à bola), uma actividade que se assemelha à ida às compras*, para as mulheres (que gostam de ir às compras, sim porque há as que não gostam - são poucas mas existem!).

A ideia para este texto surgiu-me hoje, enquanto estava à baliza, na futebolada que costumo jogar, sempre que posso, ao Sábado de manhã (mulheres em coro: “eu vi logo!”).

Traçar um paralelismo entre” jogar à bola” e "ir às compras” pode parecer estranho mas vou tentar explicar:

Jogar à bola faz bem à mente e ao corpo: corre-se, grita-se, liberta-se as tensões acumuladas e (quem tem jeito ou tem adversários mesmo sem jeito) ainda marca uns golos. Em resumo é uma actividade que, por mais que provoque cansaço físico, promove o descanso mental (eu sei que alguém vai pegar nesta frase mas não me importo!).

Ir às compras é para as mulheres (pelo que me tenho apercebido) uma actividade que promove o mesmo descanso mental… “ai, olha, tão giro!”… “tás a ver, fica lindamente”… “aquele candeeiro ficava giríssimo na nossa sala!” e lá se vão abstraindo de todas as contrariedades da vida. Por mais que um par de sapatos não resolva a angústia existencial provocada por um kg a mais ou de ter partido uma unha, para muitas mulheres, parece ajudar bastante!

Assim o paralelismo que estou a tentar evidenciar será que ambas as actividades são feitas por quem gosta porque gostam de fazer. Sim posso ficar todo roto, a sentir músculos que nem sabia que tinha mas marquei um golo, direi eu como uma mulher poderá dizer que o dia correu mal mas encontrei aquela mala que procurava.


Não sei se concordam, se querem acrescentar algo?...


FATifer

* nota: quando digo “ir às compras” refiro-me às viagens em busca de algo para comprar e não à ida ao supermercado, embora…

22 comentários:

  1. Agora explica lá esta minha perversão de gostar tanto de futebol como de compras, vá lá!
    E tanto uma como a outra actividade, gosto mais de ver do que de praticar. É que se uma me deixa grandes nódoas negras nas canelas, a outra deixa-mas na carteira!
    (Devo ser mesmo um ser estranho...)

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  2. Cara deusa Pax,

    Tu és sem dúvida um ser especial. Tendo em conta que muitas mulheres nem gostam particularmente de ver futebol quanto mais jogar, só aí já foges à regra.

    “E tanto uma como a outra actividade, gosto mais de ver do que de praticar.”

    Achei interessante este ponto de vista… poderia dizer-te que para jogar futebol podes sempre usar caneleiras, agora para evitar os efeitos na carteira as soluções possíveis são menos fáceis (passariam por ganhar o euromilhões ou receber uma herança ou coisa do estilo). Eu gosto de jogar à bola (e uso caneleiras). Quanto a compras, também tenho o mesmo problema que tu, as dores com que fico na carteira, principalmente porque tenho o dom de gostar, quase sempre, das coisas mais caras da loja!

    Em todo caso, pela tua resposta, penso poder deduzir que não encontras grandes falhas nesta minha “teoria”… ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  3. "Tu és sem dúvida um ser especial"

    Vou interpretar isso como um elogio (dá-me muito mais jeito;)

    Quanto a jogar, a última vez que posso dizer que "joguei" foi quando integrava a equipa feminina da escola... (parece mal dizer que foi no 6º ano, não parece?)

    Quanto à tua teoria, talvez seja assim com muitas mulheres mas comigo não resulta muito. Se vou às compras com essa ideia de aliviar as "contrariedades da vida" e compro coisas inuteis ou sobrevalorizadas sai-me o tiro pela culatra quando chego a casa e me lembro de que o dinheiro custa tanto a ganhar... ou seja, mais uma contrariedade que acrescentei à lista, lol.

    "tenho o dom de gostar, quase sempre, das coisas mais caras da loja!"

    Eu explico-te como faço: viro sempre a etiqueta antes de decidir se gosto ou não (são anos de prática nesse tão nobre desporto)

    :)

    ResponderEliminar
  4. Pax oh deusa,

    Quando digo que és “um ser especial”, claro que era um elogio! :P

    Pois estou a ver que não jogas há algum tempo mas é como andar de bicicleta ;)

    “Quanto à tua teoria, talvez seja assim com muitas mulheres mas comigo não resulta muito. Se vou às compras com essa ideia de aliviar as "contrariedades da vida" e compro coisas inuteis ou sobrevalorizadas sai-me o tiro pela culatra quando chego a casa e me lembro de que o dinheiro custa tanto a ganhar... ou seja, mais uma contrariedade que acrescentei à lista, lol.”

    Entendo-te mas olha que posso traçar um paralelismo a futebolada: sabe bem mas no dia seguinte as dorezinhas estão lá…
    Em todo o caso eu o que defendi foi que ambas as actividade eram feitas por gosto e para “espairecer” não disse que resolviam problemas… (embora o teu reparo que compras “mal feitas” podem agravar seja pertinente).

    “Eu explico-te como faço: viro sempre a etiqueta antes de decidir se gosto ou não (são anos de prática nesse tão nobre desporto)”

    Eu sei e pratico essa estratégia, ou uma muito similar que consiste em deixar de gostar se o que a etiqueta diz é feio… mas (como bem sabes) às vezes não é fácil deixar de gostar… embora raramente cometa loucuras, há sempre uma ou outra que, felizmente, me posso dar o luxo de cometer ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  5. FATifer,

    Eh pá, sinto-me assim... nem sei bem como!...

    É que eu sou doente por futebol e... ADORO ir às compras!...

    Se calhar tenho tendência de "gaja" (perdoem-me as senhoras a expressão), mas olha que nunca tinha pensado nisso.

    Bom, já tive de olhar para os meus gestos, e esses mantêm-se "intactos. Sou gajo.

    Olhei para dentro das boxers e está tudo no sítio. Sou gajo.

    Pensei depois no quanto gosto de ir ao supermercado, ou a certas lojas, tipo Decathlon, SportZone, Coronel Tapioca e outras que tais, e dou comigo a pensar.... Mas na verdade ainda não me deu para comprar artigos assumidamente reconhecidos como estando associados ao género femino.

    Mas afinal que TRETA é esta?....

    Um gandabraço.

    ResponderEliminar
  6. Caro Tretoso Mor,

    Não é treta, pelo que dizes, praticas ambas as actividades (comprar coisas “de gaja” não é uma obrigatoriedade nesta minha “teoria”), pelo que tens duas vezes mais formas de desanuviar! ;)

    Assumo que também gosto de fazer compras (aliás já escrevi sobre isso por aqui), gosto de procurar algo para alguém (e esse alguém por vezes até posso ser eu), não considero que seja necessariamente uma "coisa de gaja", embora concorde que possa ser um gosto mais associado ao género feminino – daí este texto e a minha “teoria”.

    Fica por isso descansado que há outros gajos como tu! ;)

    Um gandabraço para ti também,
    FATifer

    ResponderEliminar
  7. Ou eu sou um produto da tua imaginação, ou a tua teoria tem pernas para andar!
    Eu gosto de ir às compras, quando estou em baixo não há nada como uma roupinha nova para me fazer arrebitar, é claro que se fosse jogar futebol depois não me chorava pelo dinheirinho que gasto, o que me leva a pensar se não será melhor mudar de tactica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Gata 2000,

    Esta minha “teoria” é fruto do tal tempo que dedico a observar o que me rodeia. Como não tem pretensões de explicar universalmente mas constatar que para alguns é assim, registo com agrado que confirmes que não és um produto da minha imaginação ;)

    Quanto a custos monetários é verdade que a futebolada deve sair mais barato… opções… :)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  9. Mal comecei a ler pensei, este tipo vai meter-se em sarilhos!

    E não é que foste mesmo!

    Opá, não ouças a Gata nem a Pax, é herético pensar que se pode comparar FUTEBOL com COMPRAS.

    O Futebol é algo mítico, é fascínio, é o éden, não se pode comparar com algo que apenas serve para nos levar à falência e apanhar gripe A, andar pelas lojas é pecaminoso e sem propósito.

    Estou muito desiludido contigo PATifer !!!!!!!!!

    lol.........
    ;)

    ResponderEliminar
  10. Paulinho, tu não percebes nada disso!
    Os estádios do mitico/fascinio/éden/futebol agora até precisam de fazer lojas em volta das bancadas para manterem o tal do mitico/fascinio/éden propósito mas, que eu saiba, nenhum shopping ainda precisou de construir um campo de chutos na bola à volta das lojas para tornar mais interessante o dito cujo fenómenos!

    Quem é que se meteu em sarilhos, quem foi?! ;)

    ResponderEliminar
  11. Pax,

    Pelo menos no “meu estádio” , as lojas são de produtos do meu clube ou para comer e beber, nos outros estádios de clubes “menores” não sei, nem me interessa!
    Conclusão, as lojas do meu estádio são desprovidas de pecado !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Paulo,

    Os produtos do teu clube, o comer e o beber têm uma coisa em comum: exactamente a mesma finalidade, o mesmo destino!
    Ou seja, não só desprovidas de pecado como também efémeras! Pelo menos há outros clubes "menores" que vendem produtos que duram mais do que um dia!

    Toma! :)

    ResponderEliminar
  13. Pax,

    Minha linda, tu só podes dar destino aos teus produtos, aos meus, o destino dou-lhes eu.

    lololollololol....

    ResponderEliminar
  14. Caro Paulo,
    (Nota: porque percebi que estás a meter-te comigo vou responder como se não tivesse entendido pois assim, tem muito mais piada!)

    Posso até ter-me metido em sarilhos mas não comparei FUTEBOL com COMPRAS, como dizes. Comparei duas actividades: uma “futebolada”(= jogar à bola com os amigos) com “fazer compras”.

    O futebol pode até ser isso tudo que dizes, para alguns, para outros não passa de algo sobrevalorizado… não vou entrar nesse debate nem tão pouco no debate das lojas do estádio do teu clube :P

    Aceito que não concordes com uma minha "teoria" e tenho pena que te tenha desiludido (não se pode agradar sempre…)

    Abraço,
    FATifer
    (então que tal a resposta? :P)

    ResponderEliminar
  15. Paulinho,

    Sim, sim, o destino do teus produtos é um rio que corre paralelo ao dos meus só que um cadito mais a norte!

    ;)

    ResponderEliminar
  16. FAT, a tua resposta é imaculadamente esterilizada e diplomata, rsrsrsrsrs, é uma resposta tipo sala de cirurgia ao tórax ….
    É um misto de prémio Nobel da paz, e beatificação na praça de S. Pedro, tem a pureza de mosteiro tibetano e a solidão de convento da freiras enclausuradas de Fátima…. Lol…lol…lol…Lol…

    ResponderEliminar
  17. Pax,

    Formalmente quero resolver isto em duelo !!!!!!!!!

    Escolhe as armas o local e a hora !

    Os meus padrinhos são o capitão e o presidente da minha equipa!

    ttttrrrr... tttrrrrr...ttrrr...

    ResponderEliminar
  18. Paulo,

    Isso que disseste da resposta do FAT querias dizer das minhas também mas esqueceste-te, não foi?

    Lololololol

    ResponderEliminar
  19. Paulo,

    "Escolhe as armas o local e a hora!"

    Pode ser o Magestic, depois do almoço e duas chávenas!

    "Os meus padrinhos são o capitão e o presidente da minha equipa!"

    Juro que até me doeu o coração, que até fiquei com pena de ti!

    :)

    ResponderEliminar
  20. Caro Paulo,

    No meio do teu elogio está uma ofensa (que até julgo não ser intencional) ao me comparares com tantas entidades religiosas! (coisa que não sou é religioso…) :P

    Se queres um exemplo de uma postura menos diplomata da minha parte, vai ler o meu comentário ao último post da Pax ;)

    Ainda neste assunto não quis entrar no debate do Futebol pois não era esse o tema deste post. Talvez um dia possa fazer um texto sobre o assunto (quando não tiver mesmo mais nada sobre o que escrever! :P)

    Até porque, como sabes, em termos de clubes nunca nos vamos entender…

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  21. Eu ia sempre às compras depois dos exames... relaxa... pensas noutras coisas... e no fim vais para casa chateado porque a roupa não te serve e já nem te lembras que o exame não correu bem :D

    Não o sei explicar... mas gosto muito. Mesmo que não vá comprar nada. Gosto de ir acompanhada... fala-se de muitas cusquices, põe-se a conversa em dia... mas também gosto de ir sozinha. Sozinha com os meus pensamentos. Sozinha mesmo na multidão. Mesmo no turbilhão de gente. E sinto-me em paz.

    Estranho, não é?

    Acho que o futebol se pode comparar a uma ida às compras acompanhada. Mas a ida às compras sozinha compara-se a uma corrida... às pessoas que vão correr sozinhas...

    Boa reflexão a tua!

    Kisses

    ResponderEliminar
  22. Ianita,

    Vejo que partilhas o meu ponto de vista e portanto concordas com a minha “teoria”.

    Tanto assim é que conseguiste desenvolvê-la!

    Concordo com a tua adição, ir correr sozinho e ir ás compras sozinho têm os seus paralelismos… mas aí, posso acrescentar que raramente (para não dizer nunca) corro (sozinho ou acompanhado), prefiro uma futebolada. Quanto a ir às compras, sim, vou muitas vezes sozinho, diria mesmo que a maior parte pois, quando vou com mais alguém, sou (quase sempre) eu que vou fazer a companhia e não o contrário.

    “mas também gosto de ir sozinha. Sozinha com os meus pensamentos. Sozinha mesmo na multidão. Mesmo no turbilhão de gente. E sinto-me em paz.

    Estranho, não é?”

    Pode parecer estranho para alguns mas compreendo-te pois também gosto de ir às compras sozinho… ;)

    Beijinhos e obrigado por mais esta visita,
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!