domingo, 22 de maio de 2011

Olhar em volta…

Regressava a pé para casa e ao olhar para cima num cruzamento do meu bairro, reparei num pormenor de um prédio que não tinha registo, uma coluna de tijolos que enfeita parte da fachada. Vivo neste bairro desde que nasci e ainda tenho destas surpresas… é verdade que nunca conhecemos tudo mas até me considero um bom observador… será que nunca tinha olhado para cima naquele local? Só pode…

Este episódio deixou-me a pensar até que ponto podemos afirmar que conhecemos algo? É talvez arrogância sequer pretender afirmar isso de algo (o que dizer de pretender afirmá-lo de alguém?)…

Estava a pensar nisso quando me lembrei de duas fotos que tirei no meu prédio que ilustram coisas que por olharmos para elas todos os dias raramente as vemos:


A placa que se vê na foto acima pode ver-se no monta-cargas do prédio onde habito. Quantas pessoas que andaram neste elevador terão olhado para ela?


O mosaico que se vê na foto acima foi a primeira coisa que me chamou a atenção no patamar do meu andar pois, ele e metade do adjacente são completamente diferentes (em cores) dos outros em volta e diria de qualquer um que se possa observar nos restantes patamares do prédio. Quantos dos habitantes deste prédio terão reparado nisso?

Já por várias vezes abordei o tema de “olhar vs ver” neste espaço sobre diferentes perspectivas, esta é só mais uma…


FATifer

10 comentários:

  1. É, todos temos algumas coisas em que não reparamos no dia a dia, mas se as retirarem notamos qualquer coisa diferente... E depois, claro, há as pessoas que abusam da distração! :)))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Já eu sou muito distraída. Não consigo reter muitos pormenores dos locais por onde passo.

    Um dos meu passatempos, nos tempos em que ainda vivia na casa de meus pais, era tentar descobrir formas de objectos nos mosaicos da casa de banho (lol). Podes acreditar que mesmo fazendo aquele exercício montes de vezes, havia sempre algo novo a descobrir... :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Teté,

    Verdade mas este é um aspecto em que a variabilidade é imensa.

    Acrescentaria uma nuance ao teu final, há aqueles que propositadamente “abusam da distracção” e os que são realmente muito distraídos, tu referias-te a estes últimos… ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  4. Orquídea,

    Eu por vezes fixo coisas que outros nem notam mas já me aconteceu não “ver” coisas evidentes para outros… depende muito da situação da tua forma de pensar e de estar, interesses, etc… (eu sei só estou a constatar o óbvio).

    Acredito, tudo depende do padrão dos mosaicos em causa e da imaginação ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  5. Não há dia nenhum que eu não ande no Rossio que não repare num novo pormenor. Mal de ti quando tudo te parecer a mesma coisa, nebulado e difuso. Aí sim, é sinal que estás mesmo a precisar de limpar os óculos...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Rafeiro amigo,

    Adoro a tua capacidade cruzares comentários!

    :)

    Tens razão, eu é que tenho a mania que consigo apreender o mundo todo… (eu sei, pobre mortal este com ilusões de grandeza)

    Grande abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  7. Não será essa a beleza do mundo, descobrir coisas novas a cada olhar?

    ResponderEliminar
  8. Gata2000,

    Muito bem observado e colocado, estás cheira de razão :)

    Ver coisas novas onde pensávamos já “saber” tudo é sem dúvida bom sinal…

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!