quinta-feira, 3 de julho de 2008

Amizades virtuais

Continuando a saga do importante tema da Amizade (se bem que mais importante que Onanismo ou Poesia é difícil ;), há um tipo de amizade que ainda não deve ter sido muito bem estudada.
Eu, pelo menos, estou com alguns problemas em a compreender.

Tanto na minha vida pessoal como profissional lido com muitas pessoas.

Alguns, ao longo da vida, tornaram-se amigos; outros continuam conhecidos; a maioria são e serão simples passantes. Todos os dias conheço novos passantes. Um ou outro acaba por se tornar conhecido ou, eventualmente com o tempo, amigo.

Não me lembro de que alguma vez tenha sentido algum tipo de carência em termos de relacionamentos com pessoas.

Falo de amizade, nada mais.

Isto para dizer que nunca fui de me "agarrar" demasiado a situações passageiras ou, previsivelmente (por diversas razões), sem hipóteses de continuidade.

No entanto, não consigo evitar sentir algum "apego" ou carinho por pessoas a quem, por variados motivos, encontro qualidades ou características que me fazem sentir admiração ou afinidade.

Agora, no mundo virtual, como é que isto funciona?

Será que tem de ser tão diferente do mundo "real"?

Se sentimos a ausência dos amigos reais quando não dão noticias durante muito tempo, não será legitimo sentirmos o mesmo ainda que por "desconhecidos" virtuais?

Será que uma amizade não pode ser uma boa amizade e ter continuidade, ainda que as pessoas se não conheçam fisicamente?

O conceito de amizade não será, principalmente, não de afinidade física mas sim intelectual ou comportamental?

Porque é que as pessoas que consideramos uma classe especial de "conhecidas/amigas" ou, pelo menos, mais que passantes (ainda que as não conheçamos), um dia, sem nenhuma explicação e com a maior facilidade, deixam de existir?

Apenas porque é fácil?

E porque é que é tão mais fácil deixar de dar noticias aos amigos virtuais que aos que se conhecem fisicamente?

Serão as amizades virtuais apenas isso? Nada de real? Como um qualquer jogo que terminamos quando temos de ir almoçar?

Parece-me que estes "desaparecimentos" são e serão situações frequentes. Certamente verei outras idênticas no futuro.

Ainda que não seja uma questão que me preocupe sobremaneira, gostaria de melhor compreender este fenómeno.

E vocês, já as sentiram também?

Lamentam ou, pelo contrário, acham natural que assim seja?

17 comentários:

  1. Opaaa desta aqui tens uma amiga virtual e real (brevemente) por quanto tempo quiseres...amizade vitalicia é o que tenho para oferecer. Não concebo deixar de dar noticias por muito tempo nem de receber noticias da amiga(o) por muito tempo também. A não ser que me magoem muito, se isso acontecer então sim tenho a minha facilidade em esquecer...ou guardar num cantinho escondido do meu cerebro e coração.
    POr falar em coração...aquele exame...bem, não saiu tão bem quanto imaginava...paciência ;). Depois conto via sms ou via msn...ou qualquer outra via. O teu estava ok?

    Abreijões e VIVA A AMIZADEEEEEEEE (vamos para os caracois???)

    ResponderEliminar
  2. Cara Pax,

    Deixas aqui perguntas interessantes e que, na minha opinião, não têm uma resposta mas várias, pois acho que depende de cada pessoa. Cada pessoa tem o seu conceito de amizade e a sua forma de agir e de estar neste mundo virtual.
    Posso dizer-te que não faço distinção, aliás por mim até gostava de conhecer pessoalmente todos aqueles com que interajo por aqui. Nalguns casos isso seria impossível ou difícil mas por mim… antes de entrar neste mundo que é a blogosfera, podia dizer-te que conhecia pessoalmente todas as pessoas com quem interagia virtualmente menos uma – a tal rapariga/mulher, que te falei, que tem a regra de não querer conhecer pessoalmente aqueles com quem fala na net. Aí tens a prova do que dizia, cada pessoa tem a sua forma de estar e agir. Agora tenho um conjunto de pessoas com quem interajo virtualmente (porque comento no blog deles e/ou porque comentam aqui) que não conheço pessoalmente mas não é por isso que deixo de gostar de saber as suas opiniões, de trocar ideias.

    Quanto a ser mais fácil desaparecer um amigo virtual do que outro que se conhece pessoalmente, acho que quando se quer cortar, corta-se… poucas serão as “desculpas” que “justifiquem” um desaparecimento não voluntário (ok, um pc que se avaria e não se tem backups ou coisa do género mas…). No caso da tal rapariga que falei, eu cheguei da mandar-lhe uma carta numa altura que perdemos contacto (sim, eu tinha forma de forçar o encontro pois sabia a sua morada mas não o fiz, porque tenho esta mania de respeitar a vontade dos outros!).
    Fico sempre triste de perder o contacto com alguém que aprecio, por uma razão ou por outra mas a vida é assim…

    Divaguei, divaguei e não sei se cheguei a responder-te mas tentei…

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  3. Amiga Afrodite,

    De ti nem esperaria outra coisa. Acredito mesmo que sejas amiga dos amigos e não te imagino a deixares de o ser ou de dar noticias apenas porque, aqui, é fácil.

    O meu exame deu que tenho coração... e, pelos vistos, até funciona e tudo!
    Fico à espera que me contes depois, então, o que disse o teu.

    Beijo grande com amizade :)

    ResponderEliminar
  4. Amigo FATifer,

    Tmbém acho que não faz parte da tua maneira de ser deixares de dar noticias só porque podes.
    Quem o faz ou, realmente por um motivo muito forte ficou incapacitado de o fazer ou, simplesmente, não pensa que as amizades que vai deixando pelo caminho, eventualmente, se preocuparão com o que terá provocado essa incapacidade.
    É essa a minha maior duvida: Será que uma amizade virtual é considerada assim tão irreal que as pessoas acham que ninguém repara ou se preocupa pela sua ausência?
    Claro que há que respeitar se alguém não quer ser contactado. É um direito e uma questão de educação. Mas educação será, também, dizer "xau", "até logo" ou "estou bem".

    Como dizes... a vida é assim.

    Beijo grande com amizade :)

    ResponderEliminar
  5. Como são amigos vituais se calhar n nos podem trair, podendo assim falar mais abertamente sobre alguns assuntos k de outra forma poderiam ir dar à boca do povo, no mundo virtual ninguem ou quase ninguem sabe k está no outro lado podemos falar abertamente sem correr esse risco.

    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. pois é, depois de ler os comentarios, e de concordar q se fazem amizades virtuais, e q sim, acho q custa perder 1 amizade em qq circunstancia... mas acho q existem pessoas pra tudo, tal como no mundo real, o mundo virtual permite de tudo e mais alguma coisa ainda... se é q me fiz entender...

    E falo por mim q quando surgiu esta maneira de comunicar virtual, eu só falava virtualmente com quem conhecia na realidade ;o) e só mais recentemente me permiti descobrir mais do mundo virtual, acho q apesar de sempre ouvir falar q se podia falar com desconhecidos... nunca me tinha atraido a ideia... não sei explicar... mas acho q eu já tinha dificuldade em manter contacto com tantos conhecidos reais e de quem eu gostava de manter contacto... pra quem contactar com quem não conhecia!?!... ehehe mas como tudo na vida existem fases e circunstancias... cedi um dia à curiosidade de explorar o virtual desconhecido e pra espanto meu... continuei a falar com ilustres desconhecidos(as)

    ;)

    se bem q confesso q no inicio tive alguns desgostos de ver q muita gente só quer mesmo ser ordinaria e ofensiva e aproveita o virtual pra se espalhar à grande... mas tb percebi q existe pessoal divirtido e simpatico e q até tem consideração pelas pessoas tanto ou mais q no mundo real e fisico

    Fiquem bem e bom fds a todos

    ;)

    ResponderEliminar
  7. Anonimo do Algarve,

    Isso de poder falar abertamente é uma vantagem do mundo virtual, mas significa que é só isso? O falar abertamente também não ajudará a cimentar amizades, ainda que com pessoas que não conhecemos?
    Ou fará, para muitos, parte do seu processo de libertação ficticia e nada mais que isso?

    Beijo grande com amizade :)

    ResponderEliminar
  8. Lopesz,

    É isso mesmo, parece que este mundo virtual permite quase tudo e quase tudo fica impune.
    Acho que nisto temos de "falar" com muitss pessoas para encontrarmos algumas que, realmente, tenham algo "para a troca", ou seja, consideração pelas outras.
    Quando achamos que "conhecemos" duas ou três que encaixam nesse nosso conceito é que (me) surge a duvida da importancia que terá ou não essa amizade virtual. Se, por ser virtual tem, para certas pessoas, menos importancia.
    Eu sou uma crente :) acredito que as amizades aqui podem ser boas amizades, sim. Pelo menos para mim :)

    Bom fim de semana para ti também e
    beijo grande com amizade :)

    ResponderEliminar
  9. amizade sera sempre amizade. dentro ou fora desta pekena caixinha. umas começam fora e sao puxadas para dentro, outras começam dentro e sao transpostas para fora, outras até nao passam do ponto de inicio, mas serao sempre amizades.
    O peso dessas amizades porem, será aquele que lhes derem e lhes permitirão ter. compete aos intervenientes.

    pessoalmente, tenho de todas e são de facto, amizades. o tempo dirá o rumo que levarão.
    cest la vie


    obrigado

    ResponderEliminar
  10. Moon t,

    Tenho gostado muito de ler as vossas opiniões/comentários sobre este tema. A tua também.
    Concordo que é isso mesmo: depende do que cada um quer fazer ou até onde entende que pode ou deve deixar evoluir essa amizade.
    Aqui nesta caixinha ou lá fora.
    O rumo somos nós quem tem 50% de decisão sobre ele e, possivelmente, aqui acontece o que acontece em qualquer lugar: diferentes interesses ou prioridades em relação a determinada amizade (ou pseudo amizade). O que para um pode ser muito importante, para outro pode ser dispensável.

    Obrigado a ti :)
    Beijo grande com amizade :)

    ResponderEliminar
  11. Cara Fatifer,
    Pode acontecer as duas situações, até tenho um casal amigo k n se conheciam, conheceram-se na net, tornaram-se amigos, depois namorados e agora estao casados e muito bem por sinal.
    Estava a dizer k simplesmente podemos tornar mais facil a amizade c kem n conhecemos pessoalmente, ja k aqueles q às vezes conhecemos no punhalam pelas costas, pensamos k são nossos amigos.

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Anonimo do Algarve,

    Só um reparo não me confundas com a Pax, por favor. Também conheço situações como as que referes…

    Um abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  13. Anonimo do Algarve,

    Eu também conheço casos como o que referes. Acho até que todos já conhecemos. É muito natural que assim aconteça.

    Aqui deve ser mesmo muito mais dificil "apunhalar pelas costas" pois quase nunca se conhecem as costas :). É a tal coisa: pode haver falta de compromisso até na amizade...
    Mas acredito nas amizades, aqui ou nao aqui. E acredito que as daqui se possam tornar bastante fortes ou mesmo evoluirem noutra direcçao, porque nao? Depende e sempre dependerá do interesse de cada pessoa.

    :)

    ResponderEliminar
  14. É fácil abandonar os amigos virtuais porque não existe o ónus da pressão social. Ng nos conhece. Mas esses n são os verdadeiros amigos. No mundo virtual encontramos, pelo facto de não recearmos o estigma social, amigos aos quais contamos mais que aos amigos reais. Se nunca esquecermos que do outro lado está gente real poderemos encontrar relações de amizade muito fortes que nunca quebraremos.

    ResponderEliminar
  15. Eduardo,

    Talvez seja essa a diferença:
    Um amigo verdadeiro nunca deixa que se quebre a ligação. Se a deixa quebrar e nada faz para a retomar, não será um "amigo", mas sim um "passante".

    Agora fizeste-me lembrar a figura do padre no confessionario. Alguém a quem não vemos a cara, que nos ouve e não nos pode denunciar.
    Até pode ser mal comparado mas um "ouvinte" virtual pode ter uma função identica só que não nos manda rezar vinte Avé Marias :) e nada impede que o padre se venha a tornar num bom amigo!

    (Estou a falar demasiado em padres para o meu gosto...;)

    Beijos.

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!