quarta-feira, 11 de junho de 2008

A dúvida do dia

Rotinas:

  • O nosso (des)Governo costuma atira-nos com as medidas previsivelmente impopulares quando?
- Quando andamos entretidinhos com Europeus e afins, ora pois!


Factos:

  • Quem saiu hoje de casa viu que já não há combustíveis nos postos de abastecimento e começa a falta de produtos nos supermercados.

  • Quem saiu (ou não) hoje de casa viu que o entusiasmo pelo futebol em nada foi beliscado pelo facto acima referido.

Dúvidas pessoais:

  • Demos um passo evolutivo gigantesco e já conseguimos pensar em duas coisas importantes e antagónicas simultaneamente, lidar bem com ambas e não deixar que uma ofusque ou prejudique a atenção que damos à outra,
ou

  • Ainda não nos apercebemos da gravidade da situação?
(E não, não me refiro ao facto de Portugal poder não passar dos quartos de final).

18 comentários:

  1. Eu estou a ficar seriamente preocupada. Aquilo a que assisti hoje deixou-me moderadamente em panico (estou a falar da falta de gasolina, quer queiram quer nao e' um mal necessario, e sobretudo da falta de alimentos nos supermecados)!

    ResponderEliminar
  2. Além das preocupações com que já tinha de lidar, estou a preocupar-me com o facto de, daqui por 2 ou 3 dias (se as coisas não se resolverem), ter problemas realmente sérios por causa disto.
    De qualquer modo, acredito que tudo se resolverá em menos tempo.
    vamos ver é, depois da resolução, quantos dias mais serão necessários para que as reposições voltem ao normal...

    :)

    ResponderEliminar
  3. Desviar a atenção daquilo que realmente interessa sempre foi uma táctica utilizada pelos governos. Os E.U.A., por exemplo, são mestres nisso. Na semana passada o principal argumento apresentado pelo governo para justificar a construção do aeroporto da Portela foi desmentido e especula-se que o aeroporto traga mais desvantagens do que vantagens para Portugal, à semelhança do que aconteceu na Grécia, que construiu um modelo idêntico ao que se pretende construir aqui. No entanto, ou eu não reparei, ou não se falou mais neste assunto na comunicação social. :|

    ResponderEliminar
  4. Sandra,

    A técnica é muito usada e deve ser bastante boa, pois resulta quase sempre.
    Só não sei se eles acreditam que somos mesmo burros e não percebemos ou se, de tanto nos fazermos de burros, o somos mesmo.

    :)

    ResponderEliminar
  5. Pois mas Portugal passou aos 4ºs de final! ;)

    Quanto às tuas dúvidas… não me parece que tenhamos dado nenhum passo evolutivo especial mas também não vejo a situação tão negra assim. Ok, está complicado, é verdade, a birrinha dos srs camionistas, como sempre, tem os seus efeitos visíveis mas vais ver que não dura muito mais…

    É curioso como estamos sempre contra os governos mas ninguém parece conseguir fazer melhor… não vou/estou a defender nem a deixar de o fazer… para mim há muito que considero a democracia a ilusão em que temos de acreditar pelo facto de qualquer das alternativas ser ainda pior!

    A vida continua…

    FATifer

    ResponderEliminar
  6. Fatifer,

    "Pois mas Portugal passou aos 4ºs de final!"

    Yes!!! E a pouca gasolina que ainda existe é a da mais cara! Yuppiiii! ;)

    "a birrinha dos srs camionistas"

    Ainda que me arruine o dia-a-dia, acho que conseguiram chamar a atenção e não deixam de ter razão.
    Pena que a sua forma de luta não prejudique apenas os senhores que têm o poder mas, também, todas as outras vitimas deles.
    As coisas chegaram a um ponto em que alguém tem mesmo de fazer algo.

    "estamos sempre contra os governos mas ninguém parece conseguir fazer melhor"

    Sinceramente, não sei se "melhor" poderá ou não existir, mas o que nós temos escolhido tem sido sempre o vira-o-disco-e-toca-quase-sempre-o-mesmo, ou não?

    "considero a democracia a ilusão em que temos de acreditar pelo facto de qualquer das alternativas ser ainda pior!"

    Mas também acredito que, mesmo dentro da democracia, pode ser bem melhor. Acredito mesmo.

    :)

    ResponderEliminar
  7. Nunca é demais, falar sobre o assunto!
    Todos os dias falamos sobre isto e nunca nos iremos cansar, enquanto não tivermos de facto... Um país!
    Ainda agora no noticiario, o jornalista estava a dar a noticia sobre a situação critica actual do país, quando de repente interrompe para dizer o seguinte: " Interrompo por momentos, para dar uma noticia de grande interesse nacional, a Turquia empatou o jogo coma a Suiça,boa noticia para Portugal"!!
    Fodasse, fodasse, fodasse... O que é importante afinal??!!...
    Orgulho em ser Português pelas conquistas no desporto??!!... Não! Vergonha em ser Português por estas merdas e por muitas mais!... É vergonhoso,o estado lastimavél em que o nosso País se vai afundando!!

    Bjs & Abraços

    ResponderEliminar
  8. Casal tuga,

    Concordo completamente!

    Também vi essa notícia. Foi exactamente assim na TVI. Nos outros canais não sei. Também achei incrivel interromperem o assunto, com o mesmo ar de quem está a receber uma notícia importante de última hora, para dizerem aquilo!
    Eu gosto de futebol (moderadamente) e adoro a sensação de vitória. É, actualmente, uma das poucas coisas em que Portugal se salienta pela positiva, mas este tipo de situações é mais uma mostra de que algo muito errado se passa.
    Certamente sabem que Portugal também se tem distinguido no campo da investigação médica. Já viram o país a vibrar com esse facto ou alguma notícia sobre um eventual piquenique da família Mourinho ser interrompido por isso? Deus nos livre de tamanho sacrilégio!

    A situação do país, talvez nos comece a trazer uma sacudidelazita de mentalidades. Talvez.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Esperemos não te importares, de te linkarmos na secção de amigos no nosso blog!

    Bjs & Abraços

    ResponderEliminar
  10. Casal tuga,

    É com muito prazer!
    :)

    ResponderEliminar
  11. Pax, costuma-se dizer que cada povo tem o governo que merece. Se na verdade merecemos ou não, não sei dizê-lo ao certo.

    Fatifer, creio que é normal estarmos contra o governo, principalmente tendo em conta a realidade que se vive em Portugal. No entanto, devo dizer que considero este governo o melhor que tivemos nos últimos anos.
    E basta perdermos uns minutos a ver o canal AR para constatarmos que, pior do que ter este governo, é não termos melhores alternativas na oposição.

    Concordo quando dizes que a democracia é uma ilusão, eu costumo chamar-lhe de pseudo-democracia. Mas assim como a Pax, também acredito que, dentro da democracia,
    pode ser bem melhor. Temos o exemplo da Suíça, que é um exemplo mundial a nível democrático. Além disso, tiveram o discernimento de não se juntarem à União Europeia, que mais parece estar a caminho de formar um Estado Europeu.

    ResponderEliminar
  12. Sandra,

    A questão do governo e afins merecia uma longa resposta… muitos factores há a considerar… concordo com as tuas opiniões mas teria muito a acrescentar …
    As democracias e a união europeia … hum... deduzo que não és europeísta (onde é que eu vou tiras estas ideias?!) … outro debate interessante… aí não sei se estou totalmente de acordo contigo…
    (se quiseres poderemos continuar ambos estes debates por mail, pois aqui ficaria um comentário demasiado extenso se fosse a dizer tudo o que acho que devia/queria)

    Obrigado por participares aqui no nosso espaço, opiniões como a tua são sempre bem vindas!

    (espero poder deixar-te) Um beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  13. Porra uma gaja fica uns dias sem aqui aparecer e fica espantada com o número de posts que andas para ai a escrever, sim senhora, continua :). Estás inspirada!

    Bem, a minha opinião sobre o "nosso" futebol não é das melhores...portanto nem sei bem se deva escrever mais sobre isso...irrita-me a estupidez que impera no nosso país, irrita-me e preocupa-me. Acredita quando digo que este fenómeno futebolistico me lembra o carnaval brasileiro. Pois não havia combustivel mas os tugas pegaram nos seus carros munidos da bandeirinha (tanto que podia dizer sobre isto) e vai de apitar (poluição sonora) e de gastar o pouco combustivel que por ai havia. É de facto interessante observar este fenómeno ridiculo.
    Fiquei triste por saber que os jogadores assinam nas bandeiras do pessoal...porra pela lei portuguesa isto deveria dar prisão. Não há ninguém que ensine que a bandeira representa uma nação, uma terra? Que não é para ser usada assim sem mais nem menos? É impressionante que as autoridades nada façam. Os futebolistas é que nos tornam importantes? São eles que dão valor à nossa bandeira? Triste...muito triste. Tantos bons valores abandonam o nosso país para conseguirem ser alguém...temos cientistas excelentes pelo mundo espalhados, temos outros tantos trabalhadores que lutam por eles mas também por nós quando abandonam esta nação que amam para conseguirem algo...que deixam familiares e amigos...que fazem descobertas incriveis, que se tornam empresários de sucesso, que se tornam alguém com o orgulho de serem portugueses...e a esses? Quem ergue a bandeira? Quem lhes dá o mérito de fazerem por nós mesmo que com sacrificio por estarem longe?
    Ficaria tão mas tão feliz se unissemos este esforço para um bem em comum, como a descoberta da cura para o cancro...por exemplo.
    Será que a sala de votos reune tantas pessoas como o futebol tem reunido??? Duvido!!!

    Pois...não consigo sequer pensar em coisas bonitas para dizer sobre isto...revolta-me e deixa-me triste.

    Abreijos e continua lá assim inspiradinha

    ResponderEliminar
  14. FATifer, de facto não sou europeísta, eheheh... Inclusive, estou a torcer para que os irlandeses votem NÃO no referendo ao Tratado de Lisboa.

    Teria muito gosto em continuar o debate sobre este assunto, o meu mail é mpoint.ss@gmail.com. Gosto sempre de ouvir novas opiniões, principalmente quando são contrárias às minhas.

    Beijinho! :)

    ResponderEliminar
  15. Afrodite,

    "Estás inspirada!"

    Isso estou várias vezes, o tempo é que nem sempre permite que eu expire a inspiração ;)

    Sobre o futebol, um destes dias ouvi um jornalista criticar os suiços dizendo que deveriam ter aprendido connosco o que era a emoção de viver um europeu... e eu pensei "pois é, grande qualidade de vida, grandes regalias, menos preocupações monetárias, não compreendo o porque não"... mas lembrei-me que, talvez seja por isso mesmo. Para nós é um escape a muitas coisas e isso nota-se também aqui. Precisamos de alegrias e elas têm vindo (algumas) pelo futebol.

    Deveriamos tornar heróis quem se destingue na investigação, sim. Para esses deveriamos guardar os honorários milionários, mas enfim...

    Já descobrimos o caminho maritimo para a Índia, o próximo objectivo chama-se "final"!

    Não fujas, que nos fazes falta aqui!
    :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Sandra,

    Quanto aos Irlandeses acho que tiveste o teu desejo, o “não “ ganhou….

    Registei o teu mail e tentarei enviar-te então um resumo das minhas opiniões acerca dos assuntos que afloraste – só não garanto é quando…

    Votos de um bom fds,

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  17. Primeiro, como homem humildemente reconheço que o nosso género é completamente incapaz de pensar em duas coisas ao mesmo tempo, a não ser que sejam seios ou irmãs gémeas...

    Em segundo lugar, se não é o futebol são as fotos de decotes do post de cima que nos alienam da realidade...

    PS - Tenho sentido falta do teu bom humor na no estaminé... Só para que saibas...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Jorge Pessoa e Silva,

    Eu ainda tinha esperança de que estivessemos a evoluir e j+a conseguissemos pensar em coisas importantes DIFERENTES. (Se bem que há quem tenhas mamas diferentes, lol)

    A minha actividade profissional nao me permite que aqui venha todos os dias, mas é bom sabermos que a nossa falta é sentida :)

    Beijos.

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!