sábado, 21 de junho de 2008

Vontade de viver…

De onde vem a nossa vontade de viver?

Noutro dia acordei com esta dúvida existencial e tenho estado a tentar dar-lhe resposta (sim por vezes gosto de “perder” o meu tempo com coisas aparentemente inúteis…). Parece-me uma dúvida legítima mas ainda não encontrei uma resposta que me satisfaça. Senão vejamos:

Poderia dizer que é o nosso instinto de sobrevivência que nos leva a satisfazer as nossas necessidades básicas e a sobre viver mas será só isso? Seremos nós apenas um conjunto de impulsos? Não tem muita piada pensar que sim…

Entrar por explicações de carácter religioso não é o meu estilo, até porque considero que será uma saída fácil…

Assim fico neste dilema de tentar perceber algo que se sente. Todos nós sentimos essa vontade – ok, podem dizer que os que se suicidam não sentem. Não vou por aí. Não me sinto habilitado a falar sobre o suicídio até porque, como costumo dizer, sou como o Terminator: “I can’t self terminate” por isso não consigo entender quem o faz.

Porque é que por mais mal que um dia nos corra ficamos sempre à espera que o dia de amanhã corra melhor? De onde vem essa motivação? Alguns investigadores estudam os processos bioquímicos que regulam tudo isso mas resumir-nos à bioquímica também acho que não tem piada e, honestamente, espero que nunca consigam perceber bem esses mecanismos todos senão, o mundo passará a ser um local muito menos interessante.

Então mas como explicar a nossa vontade de viver? Será por querermos sempre ver mais um nascer do sol ou pôr do sol? Será por queremos voltar a ver tudo o que gostamos, pessoas, coisas, locais, etc? Ou será que devo ser perverso e dizer que, tal como em muitos aspectos particular da vida onde procuramos rotinas, também a própria vida se torna uma rotina e é por isso que não queremos que acabe?

Falando de mim, sei que quero viver todo tempo que puder mas não consigo dar uma razão forte para isso… penso que seria um desperdício por e simplesmente abdicar da possibilidade da minha existência mas será isso razão suficiente para querer viver? Não sei?... só sei que gosto de aqui estar, gosto de conhecer pessoas, coisas, locais novos… até gosto de estar aqui sentado a escrever este texto… será isso vontade de viver?

Hum… continuo sem estar satisfeito com as “respostas” que encontro, será que querem dar a vossa opinião?


FATifer

20 comentários:

  1. Olha... Primeiro! O que percebi ao longo do tempo é quando se tem um filho, ficamos com medo de morrer pela nossa família.

    Mas no geral, digo que o que nos faz viver é a esperança que dias melhores virão, que eu ter o que desejo... E acho que quando a esperança se esvai somos capazes de pensar em suicídio (muitas vezes até!) porque nada nos parece ter hipótese de mudança. E o facto de a rotina ser sempre a mesma,e nós não sermos capazes de enfrentar nada... desespera. Percebo perfeitamente quem se suicída. Já os vi como cobardes, e também como corajosos...

    ResponderEliminar
  2. Yargogirl,

    Pois, não sei se quando tiver um filho passarei a ter medo de morrer mas posso dizer-te que não tenho (sim já sei falar, é fácil e tal mas desculpa mas esta é daquelas coisas que não vou provar).

    Curioso (ou não) teres acabado falar no assunto que evitei – o suicídio.

    Confesso que me considero um privilegiado que nunca esteve perante nenhuma situação de desespero, por isso não poderei falar com conhecimento de causa mas mantenho que não penso que alguma vez considerasse o suicídio como uma solução.

    Pela tua resposta depreendo que consideras que nunca alcançamos tudo o que desejamos e por isso mantemos a vontade de viver que será a vontade de alcançar o que ainda não temos, é assim?

    Obrigado por responderes,
    FATifer

    ResponderEliminar
  3. É assim sim senhor. E já agora, eu também não tenho medo de morrer, nenhum mesmo... Preocupa-me mais a forma da minha morte.

    ResponderEliminar
  4. E, de onde vem a vontade de morrer?

    Bjs & Abraços

    ResponderEliminar
  5. Deve ser da certeza de que depois da morte não há mais dor, não há mais desespero, não há mais nada...

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que o que mais nos motiva a viver, para além de termos a presença das pessoas que amamos é sentirmos que ainda temos algo mais de muito bom para viver.
    São os bons sentimentos como Amor, Amizade e Esperança que nos motivam.

    ResponderEliminar
  7. Os orgasmos??? É bom viver para sentirmos orgasmos? EHeheheheh e esta resposta Pax? Ah? Que tal? Vale a pena viver por causa dos orgasmos eheheheheheheheh...e deviam durar o tempo que os dos porcos duram. Esta dos porcos sempre me deixou na dúvida...como é que mediram o tempo de orgasmo de um porco? Têm um orgasmometro? :)

    Abreijosssss e viva a VIDAAAAA!!! Eu quero o santo graal ;)

    ResponderEliminar
  8. Bolas, Afrodite, nunca tinha ouvido falar em orgasmos de porcos!!!
    Ah! Já percebi, deve ser a tal história de "dar pérolas a porcos"
    ;)
    Tu lembras-te de cada uma!
    Lol.

    ResponderEliminar
  9. Acho que quando tinha 13 anos pensei que não valia a pena viver. Eram as hormonas, as borbulhas, os caracóis que odiava, o rapaz que não olhava para mim, e a ignorância e revolta de uma adolescência vivida intensamente.

    Mas depois crescemos, e depois vem o resto do mundo, e nós próprios com o avançar da vida, e como é possível não querer viver? Um mundo cheio de sítios e cheiros e pessoas e tanta tanta coisa que não se pode perder! Para largar tudo, então larguemos as casas e os carros e os telemóveis e os computadores e vamos de mochila às costas ver como vive o resto do mundo! Com o mapa certo, depressa se descobre que morrer é só a saída mais fácil...

    PS. fatifer, tou de volta ;)

    ResponderEliminar
  10. Yargogirl,

    Bem devia ter calculado que este post poderia também levar ao assunto da morte… não era minha intenção ir por aí mas posso dizer-te que acredito que a morte é o fim e pronto sim…
    Quanto à forma de morrer, tento não pensar nisso, se há assunto que acho que não se deve sofrer por antecipação é esse!

    Mas deixemos de falar da morte que as minhas interrogações eram sobre a vida…

    FATifer

    ResponderEliminar
  11. CasalTuga,

    Como disse no post e no comentário anterior, em resposta à Yargogirl, não era minha intenção falar da morte e não me sinto habilitado para falar ou tentar explicar o suicídio.
    Compreendo a vossa pergunta mas desculpem-me não tentar responder-vos.

    Cumprimentos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  12. Pax,

    Hum… compreendo o que dizes… o que citas são na verdade bons motivos para se querer viver.

    FATifer

    ResponderEliminar
  13. Afrodite,

    Gostei da tua resposta! Sim é muito bem respondido e acredito que haja quem leve esse lema à letra e continue por cá pelos orgasmos (ok, tens razão, estou a ser mauzinho mas…)

    Quanto aos orgasmos dos porcos, lembro-me de ler qualquer coisa sobre isso mas não decorei valor. Em todo o caso se foi feito um estudo que se queira assumir como científico deve estar descrita a forma de medição, digo eu… (sim, já estou a divagar)

    Concordo contigo: “viva a vida!”

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  14. Lucia,

    Primeiro deixa que te diga que adorei ler o teu PS, honestamente sinto saudades dos teus textos na tua box ;)

    Interessante a tua perspectiva... se bem entendo o que me dizes é que, a motivação para viver é a sede de descoberta mas falas de descoberta no sentido literal, o partir para o desconhecido à procura de ver como é o mundo! Não serei tão aventureiro assim, embora mantenha que adoro descobrir coisas novas… “com o mapa certo” acho que aí está a chave da questão!

    Obrigado pela visita, volta sempre.

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  15. Instinto, parece-me a resposta mais lógica. Tal como nos animais, também é inata no bicho Homem.

    Se reparares bem, são raros os pobres ou miseráveis que têm instintos suicidas: estão demasiado ocupados a tentar sobreviver! Isso é coisa de sociedades ditas "civilizadas", em que questões de dinheiro, honra, status ou coisa falam mais alto que o próprio instinto. Raramente ouves falar também de sem-abrigo suicidas nessas ditas sociedades.

    Mas ainda me ri com a história do porco - um mail que circulava por aí, a dizer que o orgasmo dos porcos durava 30 minutos (não tenho a certeza se era esse o timing, mas era bem prolongadinho) - comparativamente os humanos têm muito que se queixar, não deve ser por isso que tenham mais vontade de viver!

    Para além do instinto de sobrevivência, há todas aquelas razões que a Pax enumera: os nossos amores e amizades, com quem queremos passar momentos de felicidade! (amores aqui no sentido lato de família, não apenas do homem)

    E enquanto há vida há esperança, portanto a vontade permanece... :)

    ResponderEliminar
  16. fatifer,

    nao me refiro unicamente ao sentido literal da descoberta como em 'viagem'... sim, como princípio, mas também as outras descobertas que isso traz, em ti e em relaçao ao resto do mundo. viver em nós mesmos é demasiado triste e presunçoso, não nos bastamos nunca... chato é assumir isso :)

    espero ver-te pela minha box

    xx

    ResponderEliminar
  17. Teté,

    “E enquanto há vida há esperança, portanto a vontade permanece... :)”

    Estava a ver que ninguém pegava nessa frase ;)

    Concordo com o que dizes sobre o instinto e aceito as vossas respostas, no fundo a vontade de viver vem da própria vida não é?

    Obrigado por mais esta visita. (tenho que retribuir pois não tenho passado pelo teu espaço – desculpa)

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  18. Lucia,

    Tinha interpretado as tuas palavras de descoberta no sentido literal mesmo mas claro que ao ir a locais novos também descobres algo sobre ti…

    Em relação a esta tua frase:
    “viver em nós mesmos é demasiado triste e presunçoso, não nos bastamos nunca... chato é assumir isso :)”
    Pode ser só uma questão de jogo de palavras mas eu acho que estamos condenados a viver connosco mesmos, agora concordo se queres dizer que devemos estar despertos ao que nos rodeia e aprender com isso.

    Já vi que tens algo de novo na tua box, já lá vou apreciar ;)

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  19. Dizem que os porcos têm orgasmos que duram 30 minutos. Fdx vale a pena ser porco :). A partir de hoje quero ser chamada de porquinha sffv AHAHAHHAAHHAHAHA...pode ser que engane o fornecedor de orgasmos aos bicharocos AHHAHAHAHAHA.

    Abreijos

    ResponderEliminar
  20. Teté...

    Ainda bem que também sabes ísso do porco ou ainda o pessoal achava que era imaginação minha :)...safaste-me :).

    Sortudos dos porcos...sofrem de insolação como nós mas pahhh 30 minutos de orgasmo compensa tudo :).

    Abreijos

    P.S. - As coisas que nós sabemos :)

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!