domingo, 6 de setembro de 2009

Desaparecido…


Pois sim, é o que tenho andado, desaparecido sim... digamos que tenho andado dentro de mim, vagueando no meu “eu” residual, sem tempo nem disposição para mais que uns poucos comentários neste espaço (apenas porque assumi o compromisso de honra, para comigo, que nenhum texto deste espaço deixaria de ter o meu comentário).

Entre trabalho e formação pós laboral pouca tem sido a disposição para escrever. As reflexões tornam-se introspecções ou meros pensamentos que não parecem querer materializar-se em palavras, contentando-se em existir como impulsos nas minhas sinapses já por si demasiado ocupadas…

Dou por mim a pensar na vida… na minha… e em como, como já disse, ela até é uma boa vida (quem dera a muitos) mas não estou contente, quero sempre algo mais … não estou a falar necessariamente de algo material… persigo uma ideia (daquelas que formamos em crianças, do que a nossa vida vai ser) e o que vejo não condiz. Muitos dirão que está tudo ao meu alcance, que se não tenho é porque não fiz para ter… e terão talvez razão mas reconhecer isso é ainda mais doloroso que constatar a falta que sinto… está sempre tudo ao nosso alcance mas por vezes não alcançamos e mesmo que no fundo possamos saber as razões, muitas vezes custa muito mais admitir que a falha é nossa que dizer que é apenas “falta de sorte”…

Sinto falta de algo que nunca tive, na teoria, sei o que fazer mas não faço… serei masoquista, pergunto-me? Ou será que sou apenas cobarde? Fecho-me no meu mundo procurando esquecer mas sei que não consigo… estarei à espera que a dor seja tão grande que não a consiga suportar? Ou será que apenas gosto de brincar às escondidas comigo próprio? Ou será que por e simplesmente penso demais?!


Ando desaparecido deste mundo virtual mas tentarei voltar em breve…


Votos de boa semana para todos…
FATifer

PS – eu sei que o texto só deve fazer sentido para mim mas foi o que me apeteceu escrever…

23 comentários:

  1. Não te preocupes, os blogs são para isto mesmo, para desabafar. ;) Quanto a isso de pensar demais na vida, deixo-te com esta citação...

    "Life is what happens to you while you're busy making other plans." - John Lennon

    :)

    ResponderEliminar
  2. Este texto não faz sentido só para ti, não senhor!
    Este texto já fez sentido para mim também, em muitas ocasiões da minha vida e, de certeza, fará em muitas mais. A maior diferença estará, talvez, na forma com "resolvemos" dentro das nossa cabeças lidar com essas "faltas"... ou na certeza (ou não) que teremos de que são apenas fases do nosso pensamento.

    Beijos :)

    P.S. Embora sem sentir esse "assumir" de compromisso de honra de aqui vir comentar, é mesmo por falta de tempo que também pouco tenho vindo... mas melhores dias virão! Isso tenho sempre presente!

    ResponderEliminar
  3. Roderick,

    Também andas desaparecido?

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  4. Rice Man,

    A premissa aqui é escrevermos o que nos apetece mas tenho a noção que muitos dos meus textos são algo difíceis de interpretar e portanto de comentar…

    Quanto à citação, o Lennon era um homem sábio… (não posso deixar de pensar na ironia da frase perante a forma como ele nos deixou…) em todo o caso cito-me “…sei o que fazer mas não faço…” deixar de pensar demais é algo que sei que devia fazer mas não faço… (no entanto agradeço a tentativa).

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  5. Cara deusa Pax,

    Consegues dar um sentido ao texto, consegues adequa-lo à tua realidade… mas concordo contigo, a forma como lidamos, o que fazemos ou não, a importância que damos às “faltas” (ou “falhas”) que detectamos é que faz toda a diferença. Neste caso concreto assumo a minha incapacidade de agir correctamente. Não sendo um assunto de vida ou morte é algo que devia merecer uma acção da minha parte e não esta passividade a que me entrego mas … um dia pode ser que te explique a que é que me estou a referir e entenderás melhor (sim porque já percebeste alguma coisa…).

    Beijinhos de agradecimento pelas tuas palavras,
    FATifer

    ResponderEliminar
  6. Vou dizer-te o que penso através de um exemplo:
    Imagina alguém que (como tu) diz saber o que fazer e... não faz. A única coisa que vai acontecer é ficar toda a vida a pensar que o deveria ter feito, a lamentar não saber o que teria acontecido se o tivesse feito. Por outro lado, se o faz, o que acontece? Das duas uma: ou acontece como queria que acontecesse ou leva com um balde de água fria mas FICOU A SABER! Não ficou preso no "como seria se...!"
    Há momentos na vida em que se dá um berro ao chefe, se cortam amarras com amigos, se pega no transporte, se fazem 600 Km nem que seja para ouvir um não! Talvez este seja um momento desses para ti, só tu podes decidir mas como é sem fazeres nada já tu conheces a sensação, talvez seja tempo de conheceres a outra!
    Raras coisas são "casos de vida ou morte"! Se não resultar depois lambes as feridas! Mas pelo menos tentaste!

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  7. Desde quando a introspecção é um actor menor da vida ?
    Pára, Pensa, Age !
    (só pode haver problema se não se agir…)

    ResponderEliminar
  8. Epah!

    Abri esta página de comentários e pensei que estava louca... A Pax (segundo sei deusa), escreveu tal e qual o que vinha aqui escrever!

    Assim sendo nada mais me resta senão fazer minhas as palavras da Pax!

    Vive a vida FATifer

    ResponderEliminar
  9. Miss You, aprendi à minha custa, à custa de erros do tipo "não vou arriscar", "tenho medo do não". Ainda que acabe por desistir, não é sem antes tentar. Aprendi que vivo bem melhor com um 'não' ou uma arranhadela do que com a incerteza no pensameto de como teria sido se tivesse tentado. Hoje em dia dificilmente me deixo cair nesse erro.
    O FATifer lá chegará :)

    ResponderEliminar
  10. Caríssima deusa Pax,

    Agradeço o exemplo e o conselho. Sabes que partilho da tua opinião, já falámos sobre isso… no entanto no caso que motivou a minha reflexão não há uma situação concreta a decidir mas apenas uma ideia em abstracto – recorrendo a um exemplo posso dizer que é como jogar no euro milhões. O que me estás a dizer é que se tenho um talão na mão devo ver se é premiado ou não – concordo! Mas o que te posso dizer é que ainda estou na fase de ainda não ter jogado, embora tenha consciência que só jogando poderei alguma vez ganhar! … fiz-me entender?

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  11. Caro Paulo,

    Disseste tudo… é na inacção que reside o “problema”… como tentei explicar à Pax não falo de nada em concreto mas talvez seja precisamente esse o primeiro aspecto a corrigir… terei de agir para poder vir a estar perante um caso concreto… no qual terei de seguir sem dúvida os conselhos da Pax.

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  12. Miss You,

    A Pax tem esse dom (além de outros) de, por vezes, nos “roubar” as palavras :)

    Agradeço o teu conselho pelas palavras dela mas remeto-te para a resposta que lhe dei…

    “Vive a vida FATifer”

    Outro óptimo conselho que me dás e que deveria, talvez, seguir mais vezes pois, reconheço, que vivo a minha vida de uma forma que muitos considerarão demasiado contida…

    Obrigado por teres voltado a ter “coragem” de comentar.

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  13. Pax, acreditamos as duas que o FATifer lá chegará! Aliás, já vai sendo tempo!

    FATifer, a coragem por vezes falha, mas vai aparecendo! ;) Em relação a tudo o resto... tenta, por um dia ser diferente de ti próprio (olha a coragem outra vez!). Ultrapassa as tuas fronteiras! Só assim saberás se és feliz ou não do outro lado, se te sentes lá bem, capice? ;)

    ResponderEliminar
  14. Miss You,

    Compreendo o que dizes mas não sei ser diferente de mim… não considero que seja uma questão de falta de coragem (embora até possa parecer) é mais uma questão de forma de ser e de estar… lamento desapontar mas não me vejo capaz de seguir o teu conselho embora agradeça a confiança na minha aprendizagem e o conselho em si!

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  15. #ou meros pensamentos que não parecem querer materializar-se em palavras, contentando-se em existir como impulsos nas minhas sinapses já por si demasiado ocupadas…#

    ORA, NEM MAIS! ;-))))))) caraças das palavras pah, só aparecem qd não há um comput por perto...qd aparecem... :D

    ResponderEliminar
  16. #na teoria, sei o que fazer mas não faço… serei masoquista, pergunto-me? Ou será que sou apenas cobarde? Fecho-me no meu mundo procurando esquecer mas sei que não consigo… estarei à espera que a dor seja tão grande que não a consiga suportar? Ou será que apenas gosto de brincar às escondidas comigo próprio? Ou será que por e simplesmente penso demais?!#


    sem dúvida que pensas demais. :) sei o que isso é...e como se pode tornar insuportável.
    Eu fechei-me no meu mundo, procurei esquecer o que tinha q fazer para obter o que me faltava. Mas custa tanto, tanto, que prefiro enfiar a cabeça na areia...é que,se não ficar perfeito, prefiro que nem exista...mas a verdade prática é que há uma diferença entre existir uma tese, mesmo que amanhada, e um titulo, mesmo que amanhado, do que não existir nada. Mas a minha mente perfecionista não suporta a ideia de fazer algo que seja menos que muito bom...e foi adiando, adiando, adiando, entre choros e momentos casa de banho, entre telemoveis arremessados à parede, entre mentiras tecidas noutras...até q foi posta perante uma encruzilhada e teve de se mexer...
    Pelo meio ainda ouviu, "bolas, não sabes que a maior força é pedir ajuda?"E pronto. Lá a pedi. Certo está que devia ter pedido mais cedo, porque agora o tempo escasseia, mas bicho orgulhoso que sou, achei q tudo podia sozinha. Pois. Enterrar a cabeça cada vez mais fundo e longe é algo que faço sozinha e bem ahahahahahah.

    Bolas, é mesmo verdade que nos entendemos bem com certos pensamentos e introspecções. ès gemeos? se disseres que sim, caio pó lado. LOL.

    ResponderEliminar
  17. Pax, acrescenta aí, há momentos na vida em que tem de se escrever uma tese. Mesmo que saia uma merda. Porque a verdade é que o arrependimento de não o ter feito será eterno. E não, não se preocupem que eu não me meto a fazer doutoramentos...suicidava-me assim q tivesse de escrever a tese ahahahaha (a brincar, a brincar, conheço um moço a quem quase aconteceu isso...). E é só a porra de um maço de papel escrevinhado...

    ResponderEliminar
  18. #PS – eu sei que o texto só deve fazer sentido para mim mas foi o que me apeteceu escrever…#

    LOOOOOOOOOOOOOOOOL, isso querias tu!!!!!! como disse a Pax, meu senhor, não estás sozinho nesse emaranhado de sentidos...

    ResponderEliminar
  19. Vani,

    Eu costumo dizer (e pensar) que jamais conseguiria voltar a estudar, que se tivesse de voltar a estudar dava em doida, e blá-blás do género... mas, na verdade, o que estou a fazer neste momento e a esta hora na net é... estudar! (Ou seja, vou ali suicidar-me num instantinho e volto mais tarde ;)

    ResponderEliminar
  20. O teu texto é muito provavelmente o que sente 95% da população do mundo. Eu sou exagerada por natureza, 95% é muito, pois que seja, mas não acredito que sejam muitos aqueles que comparam as suas vidas reais com os sonhos de meninos e que se revejam.
    No entanto, se é como dizes uma questão de inacção, homem agarra na coragem que tens e faz-te à estrada (em sentido figurado, naturalmente), agarra a vida pelos cornos e faz dela aquilo que te tornar um homem feliz.
    Não é fácil! Falar é fácil, agir existe determinação, garra, vontade e muitas vezes forças que não estão em nós, e posso dizê-lo de peito aberto porque mais são as vezes que me deixo emaranhar nas dificuldades que se apresentam nas estradas da vida, do que as vezes que me apanho para vencê-las.

    Como tu, sei o caminho, mas ainda não o percorri.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Vani,

    Em primeiro lugar não precisas cair para o lado pois não sou gémeos, sou carneiro… mas o meu irmão é gémeos, por isso poderei dizer que sei lidar com “essa espécie” ;)

    Já ambos constatámos que, muitas vezes, estamos no mesmo registo e isso é sem dúvida interessante. Mesmo nem nos conhecendo parece que pensamos da mesma forma pelo que entendemos certos raciocínios que a outros podem parecer transviados…

    Gostava também de registar com agrado a forma como te sentes à vontade no nosso espaço para fazeres alguns desabafos connosco, tal facto honra-nos sobremaneira.

    Eu sei que não estou sozinho no que sinto mas não sei até que ponto é que, quem lê o que escrevi sentirá algo perto do que sinto, embora possa pensar que se identifica…

    Um beijinho cheio de força para o que tens pela frente,
    FATifer

    ResponderEliminar
  22. Gata2000,

    Pelos episódios que já li no teu espaço tens toda a autoridade para me dar o conselho que dás e digo-te que só gostava poder dizer-te que sim, que vou ser capaz de o seguir, que vou ser capaz de agir, de tomar controlo total da minha vida e guiá-la para onde devia mas é tão mais cómodo deixar andar e, como referi no texto, dizer que é azar…
    Reafirmo que considero que tenho uma vida bastante boa, que muitos invejariam, o que sinto falta no entanto, será algo que muitos dão por adquirido, porque o conquistaram ou por e simplesmente porque se proporcionou na sua vida…
    (pessoas como tu e a Pax, inteligentes e perspicazes já entenderam do que falo mas não vou concretizar…)

    Agradeço-te mais este comentário frontal e sincero como todos os outros, algo que sempre apreciei em ti desde que começaste a visitar-nos.

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!