terça-feira, 1 de julho de 2008

Amigos e amigos…

Ler este texto (e os comentários a ele associados) deste blogger que muito aprecio, fez-me lembrar um episódio da minha vida… antes de vos contar tenho, no entanto, de fazer uma breve introdução, explicando-vos a minha forma de pensar neste campo das amizades.
Não sou o único a achar que uma amizade verdadeira é rara. Assim tenho para mim a seguinte “classificação”:

Amigo (com A) – aquele que é nosso amigo verdadeiro com quem podemos contar em qualquer situação. Uma espécie rara.

amigo – todos aqueles com quem simpatizamos, partilhamos interesses gostos, gostamos de conviver, etc – alguns (poucos) podem tornar-se nossos Amigos.

Conhecidos – pessoas que cumprimentamos mas mal conhecemos. Podem por vezes vir a torna-se amigos.


Ora o episódio que me lembrei é o seguinte: um dia uma rapariga (que para mim seria uma amiga recente) ficou muito ofendida comigo por, depois de lhe ter a explicado a classificação que acima expus, lhe ter dito que ela era minha amiga. Ficou muito ofendida pois já se achava no direito de ser minha Amiga. Como disse (e penso que a maioria concorda comigo) Amigos são poucos. Penso que até coloquei a hipótese de ela vir a ser minha Amiga um dia mas era, na verdade, optimismo da minha parte pois acabámos por perder o contacto (sim há muitos episódios que levaram a este desfecho mas… isso seria um outro post).

A pergunta que deixo (de fácil repostas penso eu) é se, tal como ela, acham a minha “classificação” absurda, sem nexo? Para ela a destrinça entre Amigos e amigos não tem razão de ser…

Aguardo as vossas opiniões…

FATifer
PS - As minhas desculpas por voltar a assuntos “sérios” mas que posso eu fazer? Sou assim mesmo, não há volta a dar...

13 comentários:

  1. Acho uma diferenciacao interessante e bastante lógica, o unico problema que encontro é a possibilidade de mal entendidos, visto que a palavra é pronunciada da mesma forma.

    Eu pessoalmente digo que o meu grupo de amigos de chama grupo de amigos, porque há lá um amigo/a, eu sei quem é, ele/ela sabe quem é e todos os outros desconfiam.

    No entanto, por vezes descobrem-se amigos que nao consideravamos ser e perdemos amigos que nunca o foram.

    É um tema muito complicado, mas mais vale encontrar amigos em pessoas que nao o considerávamos, do que ser desiludido por quem recebeu a honra de ser assim catalogado.

    Ente dois amigos, um é sempre mais amigo que o outro!

    ResponderEliminar
  2. Tanto que era "só" amiga que, por causa de um detalhes de maiusculas, ofendeu-se e acabaram por perder o contacto. Se fosse A-miga, nunca se chatearia contigo por causa de detalhes de nomenclaturas. Foi uma prova.

    "As minhas desculpas por voltar a assuntos “sérios” mas que posso eu fazer?"

    Poderias perfeitamente ter colocado duas fotos identicas às do post anterior para ilustrar os conceitos de A-miga e a-miga, não achas?! ;)

    Beijos.

    ResponderEliminar
  3. Olha...eu classifico ainda com mais nomes :)...aqui vai:

    Amigas do coração - Tipo manas (sou filha única por isso vou adoptando)...contam-se pelos dedos de uma mão. São aquelas que estão sempre que preciso e claro que estou quando precisam. São as do top. Confio a 100%.Preciso de saber se estão bem quase diariamente.

    Amigas - São mais...e estão naquele limbo do ainda tens de passar muitos testes para chegar ao patamar de cima. São aquelas que gosto muito mas que não confio totalmente, por uma razão ou por outra. Fazem-me falta mas sou capaz de ficar algum tempo sem saber delas e elas de mim. Estou lá para elas sempre que precisam, o contrário nem sempre acontece.

    Candidatas a Amigas - Simpatizo com elas mas não tenho dados suficientes para saber se o são ou não. Estão na fase de testes intensivos.

    Conhecidas - Paletes e paletes delas. Confiam em mim, desabafam comigo mas não confio um cú nelas...umas passam a candidatas e outras nunca saiem deste estado :).

    Estranhas - Olá, Bom dia, Boa tarde...algumas das Amigas para baixo acabam neste estado. É-me indiferente o que fazem ou deixam de fazer. Claro que em qualquer estado que estejam eu estou lá se precisarem.

    Abreijos...sou um ser estranhamente estranho...eu sei. Mas preciso mesmo de dar os nomes às coisas...aliás tenho uma teoria parecida para classificar vários estados emocionais a outro nível...sou capaz de escrever sobre isso. Quando inicio uma relação gosto de as destinguir...paixão, amor, adorar, amizade :)...tenho estas pancas...que se pode fazer???

    ResponderEliminar
  4. Tem muita logica, é exatamente assim!

    Bjs & Abraços

    ResponderEliminar
  5. Crest©,

    Obrigado por acederes ao meu pedido e vires cá deixar a tua opinião.

    Concordo que em linguagem falada é impossível distinguir Amigos de amigos mas das poucas vezes que abordei esta minha “classificação” em linguagem falada disse mesmo “com A”… o episódio que contei passou-se numa conversa por escrito – no MSN.

    Frases sábias as que dizes e com as quais não posso deixar de concordar… no entanto a tua última frase deixou-me a pensar… sinto que tens razão mas como saber se somos nós o mais amigo ou o menos amigo?

    FATifer

    ResponderEliminar
  6. Pax,

    Esta rapariga em particular é um caso que ainda hoje estou a analisar por mais que o considere encerrado. No entanto o que dizes é verdade!

    Quanto à tua sugestão… o que dizer?... acho que será melhor fazê-lo no dia em que decidir falar de gajas boas e outras… :P

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  7. Cara deusa,

    Acho que no nosso jogo de xadrez já tinhas falado de pelo menos algumas destas classificações… mas obrigado pelo resumo… Se tu és um ser estranhamente estranho ou não, não sei. Agora que compreendo os nomes que escolhes, compreendo… serei eu ainda mais estranhamente estranho que tu por isso? :)

    Abreijo,
    FATifer

    ResponderEliminar
  8. Casal Tuga,

    Alguém que me compreende! :)

    Obrigado por mais esta visita.

    Cumprimentos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  9. "última frase deixou-me a pensar… sinto que tens razão mas como saber se somos nós o mais amigo ou o menos amigo?"

    Já fiz a mesma pergunta, pois queria a resposta. Encontrei-a quando a fiz a mim próprio. Pensei nas pessoas que considero amigas e pensei quanto eu as procuro e quanto elas me procuram a mim, quanto eu preciso e quero estar com elas e vice-versa. Descubri que sou menos amigo que eles, mas nao deixo de fazer o que for preciso por eles.

    ResponderEliminar
  10. FATifer,

    "será melhor fazê-lo no dia em que decidir falar de gajas boas e outras"

    As A-migas também podem ser "boas"... ou não?
    ("Gajas" não, que não gosto da palavra :)

    Beijos:)

    ResponderEliminar
  11. Crest©,

    Disseste tudo… é isso mesmo.

    FATifer

    ResponderEliminar
  12. Pax,

    Claro que as Amigas, as amigas e as conhecidas podem (e devem) ser “boas”, no sentido que estamos a falar mas as Amigas e as amigas são sem dúvida, pelo menos, boas pessoas ;)

    Também não gosto do termo “gajas”, apenas o empreguei por achar que se enquadrava na resposta à pequena provocação que me fizeste.

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  13. FATifer, isso das "gajas" vai dar um post. Tipo "artigo de opinião".
    :)
    Beijo.

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!