segunda-feira, 21 de julho de 2008

O Caralho

Antes de mais, peço desculpa pelo titulo deste post e por todas as vezes que terei de repetir a palavra mas, por mais voltas que dê, não consigo arranjar uma que a substitua sem tirar o sentido que este texto pretende ter.

A propósito de umas conversas sobre o facto de certas palavras modificarem o seu significado ao longo do tempo, foi-me referida esta (a supra mencionada) e fui investigar.

É apenas uma teoria e, como tal, haverão outras, mas...


Fazem ideia do que era, na origem, um caralho?

O posto de vigia das caravelas e das naus dos descobrimentos!

Ah, pois é.

Comummente aceite a versão de que seria mesmo o cesto.

Era o local mais alto do mastro, de onde se tinha a melhor vista e onde os marinheiros, revezando-se, tinham de ficar durante horas ou dias em busca de novas terras ou perigos que se avizinhassem. Como muitas embarcações nem o cesto tinham (o chamado ninho da gávea), por vezes eram amarrados ao mastro para não caírem. Tudo isso a juntar ao balanço excessivo provocado pela ondulação... fazia daquela função uma das mais ingratas e, portanto, eram para lá enviados os marinheiros insubordinados ou que pior se comportassem, como forma de castigo.

Era tipo:

- Portaste-te mal, vai para o caralho!

E claro que, depois de umas horas a vomitarem, andavam mais calminhos.

Devido à comum tradição marítima com os espanhóis, acabamos por partilhar a palavra, no castelhano carajo, no galego carallo.

"según el lingüista y navegante Emilio Lovera, carajo es la parte más alta de observación de las antiguas carabelas (...) El carajo venía a ser, pues, un sitio de castigo: quien allí era enviado, estaba expuesto a toda clase de calamidades, no solo a la inclemencia del tiempo, sino al punto de mayor movimiento del barco con los consiguientes mareos."

(Laureano Márquez - Wikipedia)

Também o marinheiro Rodrigo de Triana, é referido como tendo sido o primeiro a avistar a América, desde o “carajo” da sua caravela, a Pinta, a 12 de Outubro de 1492.

(Embora me tenha apetecido escrever aqui "Portaste-te mal: descobriste a América!", prefiro não o fazer).

Ou seja, o caralho era o melhor e o pior local possível.

Pior pelo incomodo, enjoo, intempéries mais sentidas. Melhor porque dava reconhecimento ao sortudo que, no dia do castigo e ao fim de semanas ou meses no mar, avistasse uma nova terra.


Ora, claro que, além do "mandar para o castigo", a forma fálica de um mastro (não, não acho que veja formas fálicas em tudo), terá contribuído para que, posteriormente, a palavra tenha sido associada a um insulto e à intenção de mandar para o órgão sexual masculino. Aliás, existe também a justificação de que, por serem mastros grandes, alguns começaram a fazer comparações do tipo “o meu é tão grande quanto um caralho” e, por isso, a palavra acabou por ganhar o seu novo significado.
Ou seja, mais uma vez, a necessidade masculina de sobrevalorizar o pénis e usa-lo com expoente máximo da sua masculinidade equiparando-o, em tamanho, ao mastro de uma embarcação.


Acho muito curioso também é que, actualmente, a dita cuja palavra pode ser usada (no nosso vocabulário, no castelhano, no galego, etc), não só como substantivo, mas também como adjectivo ou, tão simplesmente, como substituição de uma virgula ou de um ponto final, dependendo só e apenas da imaginação de quem a pronuncia. Isso, nem o Cristóvão Colombo nunca deve ter antevisto.

E pronto. Como tudo o que faz parte da vida é cultura; espero ter contribuído para o enriquecimento da cultura geral de quem o leu.

:)

15 comentários:

  1. No outro dia...zangadinha de todo...acabei por parar no meu porto de abrigo, uma praia que eu adoro. Estava para lá, dentro do meu carrito, sossegada...quando...PAZZZ TRAZZZZ PUMBAS TAU...o gajo do carro ao lado tinha-me dado com a porta em cheio no meu carro...em vez de pedir desculpas ouvi gargalhadas de duas GAJAS (sim, sei que não gostas do termo mas terei de utilizar este ou putas eheheheh) junto do anormal. Sai do carro em grande velocidade e disse "QUE PIADUCHA DO CARALHO!"...elas calaram-se...ele olhou para mim e disse "Perdon!" ...ao que respondi "Perdon já comprendo filhos da puta dos espanhois, mal educados do caralho". eheheheheh, quando sai dali pensei...será que ao menos sabem que quer dizer caralho? É que ia ficar muito triste se depois daquele meu festival eles não tivessem entendido o meu belo português :).

    "según el lingüista y navegante Emilio Lovera, carajo es la parte más alta de observación de las antiguas carabelas (...) El carajo venía a ser, pues, un sitio de castigo: quien allí era enviado, estaba expuesto a toda clase de calamidades, no solo a la inclemencia del tiempo, sino al punto de mayor movimiento del barco con los consiguientes mareos." - Já fiquei mais sossegadita, afinal sabem o que é caralho, só que procuncia-se de outra forma...bolas!!! Espero que mesmo assim tenham entendido :).

    Ando com mau feitio...é verdade! A vidinha quando não corre como planeei...lixa-me o juizo à grande e à portuguesa.

    Abreijos e se os leitores deste blog se portarem mal...já sabem...vão pro caralho de castigo AHAHHAHAHAHA. Por acaso eu até que gosto de ir para o caralho...dependendo do mesmo claro! Mas gosto...se for comprido e grosso AHAHHAHAHA....estava a falar da cena das caravelas e das naus. Essas mentes essas mentes :).

    ResponderEliminar
  2. Porra que escrevi para caralho!!!!

    Hihihihihihhih

    Abreijos...a culpa é tua que escreveste tanta vez a palavra...agora vou ficar com o caralho na boca o resto do dia AHAHAHHAAHHAHAHAHAHAHA...bem, hoje estou fora de mim AHAHHAHAHA!

    ResponderEliminar
  3. Afrodite,

    Desabafa à vontade!
    ;)
    Gajas, sim. Era mesmo como depreciativo, está correcto!

    Agora já sabes que os espanhóis sabem o que é (embora sejam mais os galegos que usem o termo e compreendam melhor a nossa pronuncia).
    Agora já sabes: quando os quiseres mandar, apruma esse "j".
    :)
    Menina, convém ser mesmo comprido e grosso para poder resistir às tempestades e a quem neles se pendura, claro!

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  4. Cara Pax,

    Obrigado por este teu contributo para a minha cultura geral. :)

    Ah e não estou escandalizado não, aliás acho que alguém tem de justificar o aviso de conteúdos que temos ;)

    Não resisto a comentar este excerto:
    “Acho muito curioso também é que, actualmente, a dita cuja palavra pode ser usada (no nosso vocabulário, no castelhano, no galego, etc), não só como substantivo, mas também como adjectivo ou, tão simplesmente, como substituição de uma virgula ou de um ponto final, dependendo só e apenas da imaginação de quem a pronuncia.”
    Que grande verdade!...

    E não posso acabar sem realçar o poder deste teu texto que até deixou a nossa deusa fora dela!! :)

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  5. Minha querida amiga Pax. É caso para dizer que este foi um post do caralho. E que te vai render muitas visitas pelos motores de busca. Há uns meses publiquei um post sobre a festa do caralho, que é um evento cultural chinês para celebrar a fertilidade com caralhos gigantes em andores, qual santos em procissão. E recebi muitas visitas...rs...

    Juntamos o útil (divulgar cultura) ao agradável (estar sempre a dizer caralho).

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. FATifer,

    Ainda bem que ajudei na instruçao...;)

    Eu nao uso esta palavra como integrante do meu vocabulário mas (como todas,)se a usarmos muito acaba por perder o impacto.
    No Norte é o mesmo que dizer olá.
    Nem sabem como fazer uma frase sem que ela separe as palavras. (Isto sou eu a aumentar, mas até conheço pessoas assim :)

    Acho que o que deixou a nossa Deusa fora dela foi a alegria de ter alguém a quem mandar para o dito cujo...;)

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  7. Jorge,
    :)
    Acho que vou ter aqui visitantes que só vem tirar a duvida se se escreve com "K"...
    (Nao estaria a insinuar que seria algum jornalista, claro ;)

    Acredites ou nao (que deriva do inglês believe it or not;), esta é a minha estreia mundial da palavra.
    Diz-se que o mal é começar, portanto, acho que vou começar a usa-lo no lugar das virgulas...

    Ehehe, vou procurar esse teu post, que também gosto de me instruir e de cerimonias religiosas que envolvam santos e divindades...

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  8. por acaso já conhecia a história da origem do vocábulo :P

    ResponderEliminar
  9. Mtheman,

    Eu nunca tinha ouvido falar nisto até agora, mas achei curiosa :)

    ResponderEliminar
  10. rs...rs....rs...

    Eu acho que, nos dias que correm e com as doenças que andam por aí, caralho deve mesmo ser com capa... rs...

    Eu gosto da sonoridade da palavra e como as minhas raízes são nortenhas é mesmo uma espécie de olá... Quer dizer, a não ser que seja «caralhos te fodam», que é plural e tudo para intimidar.

    Apesar de ter estudado para padre, confesso que essa divindade eu passo... Só me lembro do ajoelhou tem de rezar e com caralhos daquele tamanho é melhor eu estar quieto...

    ResponderEliminar
  11. Jorge,

    Tens razão. Com "k" impermeável!

    As minhas raízes também são nortenhas (minhotas:), mas sempre me habituei a só ouvir e nunca me deu jeito repetir. Manias...
    :)
    Vê lá tu como as coisas mudam: tu eras para ir para padre e foste para jornalismo, o nosso primeiro queria varrer ruas e olha onde acabou... tshhh, não há direito. Pelo menos no caso dele, certamente que se perdeu um grande talento.
    ;)
    Beijos.

    ResponderEliminar
  12. rs...rs...rs...rs..

    Este diálogo está a ficar um pouco surrealista, porque está um homem a admitir que anda sempre com o caralho na boca e uma mulher a dizer que nunca usou...rs...

    É certo que falamos apenas de linguagem, mas há muito freudiano com vontade de tirar conclusões desta realidade...

    Origens minhotas? Olha, outra, bem me perecia que esse teu humor e fibra tinham uma origem bem definida...rs... Se na próxima respostas me falares de Terras de Bouro (Braga), então é que os meus queixos caem...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Jorginho, não me faças ter de dizer que sou uma menina muiiiiito bem comportadinha (imagina aqui o anjinho) e isso de um homem andar com o dito cujo na boca também não me parece lá muito normal...;). Só porque deve provocar dores de costas, nada mais. Lol.

    Não falhaste muito: é o mesmo paralelo, mas no litoral.
    :)
    Uma das melhores raças deste país!

    ResponderEliminar
  15. Eu acredito, Pax, eu acredito. Eu próprio falo, falo, falo, mas sou mesmo atadinho. Para perder a virgindade quase que tive de ser... violado...rs...

    De facto a melhor raça do país...

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!