domingo, 6 de julho de 2008

Rotinas...

Hoje quando me entregava a algo, que já foi uma rotina para mim mas hoje é apenas um acto esporádico a que me obrigo de vez em quando… (falo de algo que alguém que tem uma mota e gosta de tomar conta dela, sabe bem o que é, o ritual de limpar a mota, de a pôr a brilhar… eu tenho duas e hoje decidi pô-las a brilhar…) mas, como dizia, este ritual para mim já foi uma rotina e por isso lembrei-me de vos falar sobre rotinas…

Rotinas… todos temos as nossas… pergunto-me se conseguiríamos viver sem elas? Devia talvez definir “rotina” e falar de todo um conjunto de teorias que tentam explicar o conceito mas… em vez disso pergunto-vos se não conhecem pessoas que, por e simplesmente, não conseguem fugir a determinadas rotinas de tão arreigadas as têm nas suas vidas, não? – sempre que falo neste assunto, lembro-me dos pais de um amigo de infância que tinham de sair da praia de forma a chegar a casa às 13h pois era essa a hora de almoço! Sempre me fez muita confusão aquele modo de estar mas…

Como disse todos temos as nossas rotinas… proponho-vos o seguinte exercício (se é que já não o fizeram) tentem “olhar” para um vosso dia “normal” e detectar o conjunto de actos que fazem que possam classificar como rotinas. Depois pensem “se não fizer isto ou aquilo como me sinto?” digo-vos que podem até surpreender-se!...

Conheço pessoas que, se não cumprem uma certa rotina ficam visivelmente afectadas, chegado a ficar irritadas! Outras até parecem não ter rotinas (mas não será isso em si uma rotina? Ok, já estou talvez a exagerar… )

Não sei se concordarão com esta minha ideia mas penso que o que estamos permanentemente a fazer é a tentar criar rotinas. A rotina é forma que temos de lidar (“dominar”) o que nos rodeia. Quando aprendemos a fazer algo o que fazemos? Memorizamos o conjunto de acções necessárias a executar certa tarefa, não é? Assim, aquilo que nos dá esta fantástica capacidade de moldar o nosso meio de acordo com as nossas conveniências é igualmente o que nos prende a fazê-lo… onde estou a querer chegar? … hum… não sei bem… talvez ao facto, que todos já constatámos, que há um conjunto de actos que praticamos todos os dias e que por vezes já nem pensamos porquê os fazemos… o que, para uns é uma “prisão” para outros tornaram-se indispensável… estarei a misturar conceitos de rotinas? Talvez… ao falar no geral corro esse risco… poderão dizer que não devia pôr coisas como lavar os dentes ou tomar banho no mesmo plano de coisas como conduzir um carro (ou uma mota) ou ter de almoçar naquele restaurante… (por falar em restaurante e em rotinas lembrei-me de outra coisa que sempre me fez muita confusão: aquelas pessoas que em casa como numa cantina estabelecem uma rotina, isto é, à 2ª come-se isto, à 3ª aquilo, à 4ª aqueloutro, etc. … sim já comi em cantinas e tive de tolerar este tipo de rotina mas em casa? Não se fosse assim na minha casa talvez não estranhasse mas felizmente não é por isso sempre me perguntei porque fazem isso? Será preguiça? Será porque é mais prático? Ou será que não gostam de surpresas?... eu sempre adorei quando chegava a casa e a minha mãe dizia que tinha um prato novo para o jantar (ok não era todos os dias mas…))

Voltando à questão do lavar os dentes ou do banho, uma coisa é o facto de sermos “obrigados” a fazê-lo outra é como os fazemos, a forma como os encaixamos no nosso dia… se só tomamos banho ao fim do dia ou no início ou as duas coisas… quantas vezes lavamos os dentes por dia… falo nestes dois exemplos mas o mesmo raciocínio será aplicável a muitas outras coisas.


Será que tenho divagar mais para vos deixar a pensar neste assunto?


Fico à espera das vossas opiniões…

FATifer

25 comentários:

  1. acho que a maioria das rotinas será saudavel, desde que nao seja maniaco-compulsiva...

    pessoalmente a unica rotina que tenho é o sacrificio de me tentar levantar a horas (quase sempre em vão) para ir trabalhar e (preferindo uma palavra que não rotina) o ritual diario da higiene pessoal.

    A ver bem, a unica rotina da qual nao consigo escapar é a de tentar sobreviver nos dias que correm, como isto anda realmente nao permite que tenhamos muitas mais rotinas e muito menos vicios.
    (o que nao quer dizer que, como humanos e indignados e combatentes) nao os tenhamos na mesma.


    obrigado


    ps. torna-se tambem uma rotina pessoal passar com os olhos aqui pela blogosfera e ler alguns blogs que tanto me aprazem.

    ResponderEliminar
  2. Sim , concordo.
    A rotina é boa porque nos "assegura", por exemplo, tenho uma rotina que é comum a imensas pessoas , que é o típico café da manhã com o típico cigarro (e sei que um dia vou ter que deixar esta merda), epá e eu digo-te se não tiver essa rotinaziinha filha da putice o dia parece que me corre mal.
    Sim já pensei nisso também ,trata-se de sentir que temos o poder , uma vez que sentimos que somos impotentes noutras coisas.
    Mas é como tudo, se for levado ao extremo .
    Chamo a essas rotinas: Rituais, é como ao sábado ser o dia de limpar a casa, repara , não sei se acontece isso onde vives , mas num sitio que vivi , ao sábado de manha era ver o espectáculo :) janelas abertas... umas com almofadas outras com cobertores, a deixar entrar o sol, barulho de aspiradores, pais e seus filhos a brincarem no parque... É absolutamente fantástico .
    Sejam Rituais ou Rotinas por mim tudo bem desde que não sejam Vícios.

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não gosto nada da rotina.. stressa-me tanto saber o que vou fazer a seguir.
    bjnho.

    ResponderEliminar
  4. Sim de facto quando a vida é planeada ao minimo pormenor ficamos ansiosos porque temos medo de não cumprir os horários.
    Mas aí já depende de cada um, de como gere o seu tempo, porque seja a vida curta ou longa , à sempre tempo para tudo, se há mais que fazer num dia , então "roubamos" um pouco do nosso tempo, ou seja acordamos mais cedo.
    Por exemplo o café da manhã acorde ou não às horas que devia, está lá sempre , é extremamente raro quando não o faço, n me importo de chegar 10 min atrasada por causa desta minha rotina habitual , agora rotinas como meia hora no trânsito dispenso , já vivi isso por 2 anos depois deixei-me disso :P
    Adaptarmo-nos ao Tempo é muito diferente de correr atrás do tempo.
    Bjos
    :)

    (P.s: By the way, gostei do blog e da temática, voltarei ;) )

    ResponderEliminar
  5. As minhas desculpas a todos os que comentaram até agora mas hoje não tenho tempo para vos responder... fui cumprir uma das minhas rotinas anuais - ir à FIA - e agora tenho de ir dormir!

    Amanhã responderei...

    FATifer

    ResponderEliminar
  6. Como deves imaginar, a minha vida nem tem assim grandes "rotinas". Nunca me levanto à mesma hora, nunca me deito à mesma hora, nunca vou para o mesmo local, é impossivel comer o mesmo tipo de refeiçoes (há 4 dias que nem um café decente consigo tomar;), mas gosto das poucas coisas que faço como rotina. Dao-me aquela sensaçao de normalidade que também me faz falta.
    Acredito que nao conseguisse viver só de rotinas, mas também é pelo habito de nunca as ter tido.
    Somos de hábitos e, rotineiramente ou nao, vivemos com aquilo a que nos habituamos a viver.
    Muitas vezes nos queixamos de rotinas que, se bem pensarmos, nem precisariamos delas. Muitas vezes até sao uma opçao idiota ou parte de imposiçoes sociais ou de educaçao.
    :)
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Fat...realmente ando farta de tanta rotina...apetece-me dar o grito e libertar-me destas merdinhas do dia a dia. Estou cansada!!!

    Abreijos

    ResponderEliminar
  8. A pior rotina, é ter que controcar os trocos ao fim do mês para ver se chega!

    Bjs & Abraços

    ResponderEliminar
  9. Moon_T,

    “acho que a maioria das rotinas será saudavel, desde que nao seja maniaco-compulsiva...”

    Concordo mas por isso julgo estar implícita no meu texto a interrogação de se podemos viver sem rotinas? (se não está passa a estar depois deste comentário)

    Como disse no texto, o conceito de rotina e abrangente mas há certos casos em que também prefiro a designação “ritual”, aliás foi a que usei para o cuidar das minhas motas…

    Obrigado por mais esta visita – agradeço em nome a equipa o facto que muito nos honra de estarmos entre os blogs por onde gosta de passar, é sempre bom sentirmo-nos apreciados.

    FATifer

    ResponderEliminar
  10. Naturezas,

    Primeiro que tudo seja bem vinda.

    Depois, dizer que, por momentos, pensei que fazia parte da nossa equipa pela forma como respondeu aos outros comentários… não deixa de ser uma forma original de deixar os seus comentários…

    Se me permite uma opinião, acho que deveria pensar seriamente em eliminar o cigarro das suas rotinas diárias. Isto é apenas a opinião de quem nunca fumou na vida…

    Partilho a sua rotina de nunca sair de casa sem tomar o pequeno almoço… e quanto a trânsito, como ando de mota lá vou passando.

    “Sejam Rituais ou Rotinas por mim tudo bem desde que não sejam Vícios.”
    Concordo (até porque não quero entrar agora no debate de se um vicio é sempre necessariamente algo de mau)

    Agradeço a sua visita. Se gostou volte sempre, será bem-vinda!

    Cumprimentos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  11. Nostálgica,

    Seja bem vinda ao nosso espaço…

    Como disse no texto, conheço pessoas que são exactamente ao contrário do que diz, se não fizerem algo que já sabem que vão fazer ficam, aí sim, stressadas… cada um… mas se me permite fazer de “advogado do diabo” como estudante deve ficar muito stressada por ter um horário de aulas a cumprir semanalmente (desculpe mas não resisti a deixar esta pequena provocação).

    Obrigado pela visita e volte mais vezes!

    Cumprimentos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  12. Cara Pax,

    “Muitas vezes nos queixamos de rotinas que, se bem pensarmos, nem precisariamos delas. Muitas vezes até sao uma opçao idiota ou parte de imposiçoes sociais ou de educaçao.”

    Que bem que resumiste… :)

    (Deixa que amanhã já podes tomar um café como deve ser)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  13. Cara deusa,

    O que dizer?... podia dizer que te compreendo mas acho que não pois, deves ter muito mais “merdinhas” no teu dia a dia do que eu… compreendo sim (talvez) o teu sentimento de frustração… mas pensa nas rotinas (ou rituais como alguns já disseram por aqui) que tens na tua vida e que aprecias… a tua dança por exemplo…

    Melhores dias virão, dias em que quebras as rotinas = férias!! ;)

    Abreijo para ti também.
    FATifer

    ResponderEliminar
  14. Casal Tuga,

    Boa observação… fizeram-me lembrar a música do Xutos (…e nós sempre a esticar!). Essa, concordo que, será uma das piores rotinas de se ter, até porque (digo eu mas posso estar errado) só a tem quem não a pode mesmo evitar…

    Obrigado por mais esta visita, é um prazer tê-los por aqui.

    Cumprimentos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  15. "(Deixa que amanhã já podes tomar um café como deve ser)"

    Já consegui!!! Yes!!! Yes!!! Yes!!!
    :)

    ResponderEliminar
  16. Qual foi a forma que respondi ? Não percebi Fat ...

    ResponderEliminar
  17. Comento tudo não só o post mas tb o que os leitores do blog afirmam , acho que não tem mal , gosto de partilhar ideias ...
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. A propósito de masturbação:

    http://aluadoaosol.blogspot.com/2008/06/ah-ganda-maluco.html

    ResponderEliminar
  19. Naturezas,

    Não disse que tinha mal, apenas estranhei comentares também os comentários mas por aqui aprecia-se quem queira partilhar ideias da forma correcta, interessada e interessante como fizeste.

    Continua a partilhar as tuas ideias por aqui quando quiseres.

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. Eduardo turismo,

    Este seu comentário ficaria melhor no post “Onanismo…” da Afrodite … a menos que seja por considerar que a masturbação também possa ser encarada como uma rotina para algumas pessoas…

    Obrigado pela sua contribuição, volte sempre.

    Cumprimentos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  22. Cara Fatifer...

    O meu comentário só fica bem onde eu achar que o devo pôr ... simplesmente porque é MEU.
    Em relação ao resto ... acho que cada um faz o que deve fazer unicamente com um objectivo ... SER FELIZ. E se o atingir, sem magoar ninguém só digo: PARABÉNS

    ResponderEliminar
  23. Caro Eduardo Turismo,

    Em primeiro lugar é CARO FATifer, sff!

    Depois não gostei do tom… e como este é um espaço que é mais meu que seu, agradeço que guarde este tipo de frase para si. Eu fiz-lhe um reparo educado não o condicionei. Se achasse que o comentário não merecia estar aqui tinha apagado e pronto - sim porque aqui reservamo-nos o direito de o fazer, pois aqui quem manda somos nós! Não mando em si nem tenho qualquer pretensão em fazê-lo, até agradeci a sua contribuição, agora aqui não é como quer, é como nós queremos!

    Espero que as suas futuras contribuições sejam mais dentro do espírito cordial e educado que preside a este espaço.

    Atenciosamente,
    FATifer

    ResponderEliminar
  24. como te compreendo quanto a este assunto, até suspiro de vontade de qubrar a rotina, especialmente nesta altura do ano, em que não tenho tempo para nada... a minha vida baseia se em trabalhar de manhã, almoçar, trabalhar de tarde, lanchar, ir para o outro trabalho, comer a ceia, dormir... É assim a vida de um algarvio que deseja ganhar algum dinehirito extra para o Inverno... LOL rotina... Por isso desculpa não estar a actulizar o meu blog com a regularidade que esperava... mas hoje já lá tens dois novos textos... um pouco relativos a esta faze que estou a passar, fase de escrava(Ucraniana :D) LOL...
    Boas Férias... A quem as tiver...

    Bjokas ;)

    ResponderEliminar
  25. Cara Crazy girl,

    Pois, já tinha estranhado a falta de novos textos, teus, no teu blog mas todos temos direito às nossas pausas… já lá vou ver as novidades :)

    Poderia dizer que te compreendo mas não seria verdade. Sou um privilegiado que nunca teve de trabalhar, nesses moldes, nas férias… falando em férias, são já para a semana ;)

    Quanto às rotinas e há tua de verão, segundo relatas, só posso dizer: força! Que pelo menos a recompensa seja proporcional ao esforço…

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!