domingo, 9 de agosto de 2009

Criar…


Porque temos (alguns de nós) a necessidade de criar?

Não sei explicar mas, para mim, criar é uma necessidade que se manifesta diariamente. Verdade é, que não a consigo satisfazer diariamente (pelo menos como gostaria) mas vou acumulando ideias…
Não sei como encaram o acto de criar algo... para mim, é sempre uma tentativa de harmonizar aquilo que idealizei com o resultado que estou a obter. Isto aplica-se quer esteja a escrever um texto ou criar uma peça de “arte” (coloquei entre aspas pois, por mais abrangente que possa ser o conceito de arte que empregue, nunca me sinto no direito de dizer que produzo algo que possa ser considerado como tal!). É um exercício que me satisfaz algo dentro de mim, a tal necessidade que falei e que não sei explicar. Nunca fico totalmente satisfeito com o resultado, talvez por ser demasiado exigente comigo, considero sempre que apenas consegui atingir uma sombra do que idealizei… mas, talvez por isso, continuo a tentar, a experimentar coisas novas, a perseguir novas ideias, novas formas de conseguir satisfazer essa necessidade que não sei explicar… poderá haver n explicações para a necessidade do ser humano criar… eu por mim gosto de a satisfazer, porquê? Não sei explicar…

Deixo-vos umas fotos de criações bem mais perfeitas que as minhas e que são sempre fonte de inspiração para quem cria…







Fotos tiradas por mim no meu último momento exclusivamente dedicado à criação (aquela semana que andei desaparecido…)


Votos de uma boa semana para todos,
FATifer

11 comentários:

  1. Há flores tão extraordinárias, que mesmo quando as tentamos captar no seu melhor, parecem-nos muito mais fantásticas ao vivo e a cores. Até quando as fotos saem boas... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que as fotos não estão grande coisa (até porque perdem qualidade quando a reduzo para pôr aqui) mas claro que concordo que não há nada como apreciar uma flor ao vivo e a cores! Tentei apenas captar as imagens porque me cativaram naquela manhã, ainda cobertas de orvalho ;) … usei aqui as imagens como contraponto para ilustrar o que dizes, são de tal modo extraordinárias estas obras da natureza que apenas podemos tê-las como referência, como ideal que sabemos que jamais poderemos alcançar… (eu sei que sabes o que quero dizer)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  3. Concordo 100% contigo. :) Estas 'criações perfeitas' são uma excelente fonte de inspiração. Não sei se conseguiste criar o que queria, espero que sim, mas de qualquer maneira deixo-te aqui mais um pouco de inspiração... ;)

    http://brisarrozal.blogspot.com/2009/05/melhor-do-fim-de-semana-parte-1.html

    ResponderEliminar
  4. Rice Man,

    Quer dizer que para ti criar também é um exercício de harmonia?

    Obrigado pelo link, não tinha viste esse teu texto e as fotos são sem dúvida excelentes!

    Gosto de flores porque me inspiram na medida em que me transmitem o belo… naquela semana no entanto, não criei nada que se assemelhasse a flores, embora houve quem dissesse que as minhas criações eram igualmente belas… (desculpa não revelar mas, pelo menos por enquanto, vou continua a manter o “segredo” (para quem não sabe) sobre a minha semana de férias…)

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  5. Todo o ser humano tem essa necessidade de "criar". Há quem diga que essa criação é a nossa necessidade de expressão e comunicação. E, como cada humano é um caso, há vários tipos de expressividade - que a uns agradam menos ou mais que a outros :D.

    Mas, conheço muito bem -lógico ahahahah- essa necessidade de criar algo, geralmente através da escrita. E a imposição de ter de ficar perfeito. E o sentimento de ficar sempre àquem daquilo que sonhei. Só que, ao contrário de ti, eu não me exercito, nem procuro dar largas a esse desejo. Porque o medo de descobrir que não sou perfeita é demasiado grande...

    Sou honesta, não sou grande apreciadora de flores. :) Há coisas que não me maravilham por as achar tão naturais que... :D

    Há quem diga que a melancolia é a alavanca da criação.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Vani,

    Depois de tudo que li escrito por ti estranharia que não sentisses essa necessidade e tu até escreves umas coisas engraçadas, porque dizes que não exercitas? Ou estás a referir-te a outras criações além da escrita?

    “Porque o medo de descobrir que não sou perfeita é demasiado grande...”

    Como ser inteligente que és, acho que já descobriste que não és perfeita apenas não gostas de ser confrontada com esse facto, não é? (I know the feelling!) Mas por isso digo que, criar é para mim um exercício de tentativa constante de harmonia e de tentar fazer melhor… (é difícil de explicar é algo que se sente…)

    Acho que já disse por aqui que não gosto de oferecer flores mas, como disse ao Rice Man, gosto de flores como exemplos de perfeição, do belo… é mais por aí…

    “Há quem diga que a melancolia é a alavanca da criação.”

    E na minha opinião diz muito bem pois, no meu caso, muitas daquelas que considero das minhas melhores criações (na escrita e não só) foram levadas a cabo num estado de melancolia ou “angústia existencial” como gosto de lhe chamar (e já tentei definir por aqui…)


    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  8. Já eu, acho que ainda me dá mais "gozo" recriar do que criar.
    E como sou uma teimosa, fico sempre satisfeita com o resultado porque não desisto de lhe mexer até que fique exactamente como quero. Nem que me leve a vida inteira! Lol.

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  9. Cara deusa Pax,

    Também gosto de recriar mas criar do “zero” é normalmente mais desafiador…

    Quando digo que não fico “totalmente satisfeito” apenas quero dizer que não consigo fazer coisas perfeitas mas também não deixo nenhuma “criação” sem que esteja minimamente satisfeito com o que consegui produzir. Por mais que também seja teimosinho fui aprendendo que, em certas coisas, não vale a pena o esforço. Outras há que faço exactamente como dizes nem que leve a vida inteira! ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  10. Vanelkian,

    Bem-vindo ao nosso espaço, em nome da equipa agradeço o elogio.

    Volta sempre que quiseres…

    Cumprimentos,
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!