quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Penso demais…

Um dia, num momento de introspecção, escrevi a seguinte frase:

“A minha mente é como uma esfera, não tem cantos onde se possam colocar pensamentos de lado”

Não sei se são como eu mas eu sou assim… uma vez cá dentro há ideias que fazem ricochete em todo o lado enquanto não as digiro… pôr de lado não é opção… por isso digo que penso demais…

FATifer

13 comentários:

  1. Se eu fosse uma pessoa prática, dir-te-ía para mastigares e engolires mais depressa! ;)

    ResponderEliminar
  2. UAU! Olha que a minha é i-g-u-a-l-z-i-n-h-a!!!!!

    Oh pax, isso quer dizer que tb tenho de mastigar e engolir mais depressa? Infelizmente, não sou assim, sou obsessiva com certas coisas...

    ResponderEliminar
  3. Cara deusa Pax,

    Excelente conselho, como sempre… eu que até me considero uma pessoa prática, devia já ter visto as coisas assim… mas acho que também já disse por aqui que me considero uma antítese… sim, pois, eu sei, lá estou eu a pensar demais ;)

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  4. Vani,

    Não poderei dizer que estou surpreendido, até porque já tínhamos concordado que temos uma forma de pensar similar, não é? ;)

    Mas acho que estás a perder qualidades… digerir, mastigar, engolir… e tu não reclamas que não se fala de comida?! :P

    :)

    Beijinho,
    FATifer

    ResponderEliminar
  5. Como deves saber eu padeço do mesmo mal... Quer dizer, padecia, até encontrar um "retiro" mental onde me refugio sempre que preciso de "desligar"...

    Experimenta ligar a televisão por volta das três da manhã na Sic ou Tvi... Se apanhares uma rapariga a insistir repetidamente para ligares para um numero de telefone, acertaste em cheio... Tenta resistir à tentação (grande, enorme, mais que muita...) de mudar de canal... Não deves também começar a focar-te nas "calinadas", nos pontapés no portugues nem em tentar adivinhar o puzzle... Vais ver que passados cinco minutos o centro da tua "esfera" vai estar ocupado pelo "nada" que é aquele mantra dela a insistir para ligares para lá... Enquanto isto, todos os outros pensamentos são empurrados para a periferia da "esfera" à medida que o "nada" cresce...

    "Mas isso é fantástico!" dizes-me tu, "Mas não há riscos?"... Claro que há, como em tudo o que é fantástico... O risco é que este "nada" se transforma com o tempo em vácuo absoluto, ou seja há o risco real de que a "esfera" que é a tua mente venha a encolher sob a pressão deste vácuo no seu interior... Por isso, usa com cuidado e moderação... :)

    Abraços, experimenta e diz-me se resultou contigo... :)

    ResponderEliminar
  6. Mas olha que apesar de não terem cantos, as esferas podem ter lados. ;)

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que há pessoas que pensam que pensam demais, porque não páram de pensar que pensam demais...

    Mas pronto, isto às vezes leva o seu tempinho a organizar bem o "arquivo", quer dizer, a arrumar aquela ideia ali naquele compartimento x, que agora não há tempo para a desenvolver mentalmente, que a prioridade agora é seguir outro curso de ideia(s).

    Quer dizer, ainda vou pensar se pertenço a esta categoria de pessoas mentalmente organizadas, ou se também tenho umas bolas soltas cá dentro da esfera a ricochetearem nas paredes. Para ser sincera, acho que depende um bocado das alturas... :)))

    Beijocas!

    ps - e vou pensar melhor no assunto! :D

    ResponderEliminar
  8. BossMan,

    Eu sei que me entendes, aliás por várias vezes te disse que és a pessoa com a forma de pensar mais igual à minha que conheço mas também, sempre reconheci, que tens uma capacidade de abstracção e de sofrimento bastante superior à minha!

    Tentarei a tua receita mas não prometo que consiga resultados… agradeço de qualquer forma a dica, quem sabe pode ser que resulte.

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  9. Rice Man,

    Desculpa-me a imodéstia mas considero que uma das belezas da frase que decido partilhar, é exactamente o facto de a esfera ser um sólido que tem infinitos vértices! Assim acaba por ter tantos que não tem nenhum ;)

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  10. Teté,

    “Eu acho que há pessoas que pensam que pensam demais, porque não páram de pensar que pensam demais...”

    Até compreendo onde queres chegar mas acredita que eu só penso que penso demais de vez em quando, a maior parte do tempo passo-o pensar em muitas outras coisas – umas mais estúpidas que outras, sendo que até essa classificação de “estúpidas” é meio subjectiva, penso eu.

    Acho que é como dizes, depende das alturas mas ter várias ideias a ricochetear por aqui não significa que não tenha uma mente arrumadinha … de certeza já leste textos da Vani sobre este fenómeno e aquela coisa de saltar de pensamento em pensamento à velocidade da luz, fazendo associações que só nós entendemos e que para os outros são, no mínimo, estranhas – ela será a pessoa que melhor já conseguiu descrever estes fenómenos por palavras, penso eu.


    Tu pensa então mas tem cuidado não penses demais! ;)

    Beijinho,
    FATifer

    PS – pensa bem mas não exageres! ;)

    ResponderEliminar
  11. Vani,

    Pois esse é o vosso principal mal! (Teu e do FATifer): Começam a enrolar as coisas nas bochechas e a analizarem ao que sabem e não se despacham a engolir para passarem à garfada seguinte! Depois dá nisso!

    ;)

    ResponderEliminar
  12. Sim, mas eu estava a referir-me a dois lados... o de dentro e o de fora. ;)

    ResponderEliminar
  13. Rice Man,

    É verdade mas segundo a minha metáfora dentro está tudo o que sou e o que penso: a minha mente. Fora está o mundo. A superfície é como que uma membrana que, embora seja permeável nos dois sentidos (de fora para dentro e vice versa), acaba por deixar entrar mais do que sair… parece-me que estou a esticar demasiado esta metáfora e é um facto que esgotar por completo as implicações do teu comentário daria outro post. Pode ser que volte a este assunto um dia…

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!