domingo, 27 de setembro de 2009

Votar em consciência! (Seja lá o que for que isso signifique)

.
Eu votei em consciência!
Mesmo completamente consciente!

.
.
Com total consciência de que, seja quem for o Sr (a) que se segue, os 90 cêntimos de gasolina que gastei para ir votar, não mos fará recuperar jamais!
.
.
Mas não importa; prefiro pensar que já tenho gasto outro dinheiro tão mais mal gasto do que aquele que usei para exercer um direito que outros antes tanto lutaram para que eu tivesse!
.

17 comentários:

  1. É isso mesmo!!! Mesmo que se vote branco ou nulo, importante mesmo é ir votar! Pelo menos, em consideração a todos os que tanto lutaram pela democracia e pelo direito ao voto do povo português... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. ("Votar em consciência" quase parece um slogan de cartaz de uma candidata às autárquicas chamada Consciência... :P )

    Tens toda a razão. É uma coisa tão simples e tão indolor que corremos o risco de pensar que é insignificante quando na verdade é exactamente o oposto.
    As pessoas que não votam, mesmo sendo algo tão simples e indolor, deviam lembrar-se que há 'lugares' onde não precisam de se dar a esse 'trabalho'... Chamam-se Ditaduras!

    ResponderEliminar
  3. Como já te disse, na minha opinião, o voto devia ser obrigatório pelo que não fizeste mais que a teu dever cívico! :P

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  4. Pax,

    Acredito que o que fizeste, o tenhas feito em consciência. Isso é de grande cidadã.

    Sobre aquilo que hoje fizeste apenas tenho uma observação a fazer. Por 90 cêntimos que gastaste, significa que a mesa de voto era perto da tua casa. Porque não foste a pé ou de bicicleta?...

    Tretices grandes para ti.

    ResponderEliminar
  5. Pois senti o mesmo e acho que ficou mais caro :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Paulo,

    Também acho!
    (Se bem que hoje ao acordar não tenha notado grande diferença no Universo...;)

    ResponderEliminar
  7. Teté,

    Eu não consigo votar branco ou nulo, deve ser mesmo pela minha mania de ter de ter opinião seja lá no que for, lol.
    E pelo direito ao voto das Mulheres! Um facto hoje mas que nem sempre o foi!

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  8. Rice,

    Nem sei se sei exactamente o que significa "votar em consciência". Para dizer a verdade, desconfio que se só votasse quem vota em "consciência" ou com a certeza de que sabe exactamente o que isso quer dizer, a taxa de abstenção (que achei vergonhosa!) seria ainda muitissimo mais elevada!

    Há lugares onde ainda morrem pessoas ao lutarem por um direito que 40% dos portugueses manda para o lixo! E nem disso sequer se lembram, nem sequer isso os motiva!
    Portanto, também não têm o direito de lamentarem os políticos que têm; muitos nem tanto mereciam!

    (Pronto, já desabafei!)

    ;)

    ResponderEliminar
  9. FATifer,

    A "obrigação" ao voto deveria ser algo que existe dentro de cada um de nós e não uma imposição legal!
    Não concordo com a obrigatoriedade.
    Até porque existem "n" situações pessoais, profissionais que nos podem condicionar em relação a esse acto (como imaginas que também acontece frequentemente no meu caso). No entanto, acho lamentável que tantas pessoas reflitam o seu desencanto ou descontentamento na ausência, que não o façam indo, ainda que nada marcando no quadradinho.

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  10. Tretoso,

    É a minha vez de ter dar as boas vindas :)

    O que fiz foi com várias consciências. Consciências em relação a várias coisas e nem todas elas esperançosas, positivas ou agradáveis, acredita. Votei acreditando no que sei que quero e no que sei que não quero. Se isso é votar em consciência, então sim.

    90 centimos é um cálculo por baixo... é longe sim e o pior são os Kms de rampa que nos separam... de bicicleta só se fosse a motor! (Além de que também dei boleia a umas vizinhas já velhotas).
    Ou isso ou teria de admitir em público a minha preguiça, o que não vou fazer! ;)

    ResponderEliminar
  11. LBJ,

    Deixa lá, pelo menos não tivemos nenhum furo :)

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  12. A democracia é uma coisa linda!!! O ser humano a exercer um dos seus mais básicos instintos... O instinto de dar opinião e decidir sobre assuntos dos quais nada entende...

    Infelizmente o direito de voto está muito mal aproveitado... Como eu gostaria de votar numa mudança de óleo para resolver o pneu furado do meu carro... Óh dia feliz em que eu pudesse decidir por uma operação às cataratas para curar a unha do pé que tenho encravada... E quando alguém aqui mencionou a palavra começada por D (sim, tal como 90% dos portugueses eu ainda vivo atormentado por fantasmas do passado e não posso dizer a palavra começada por D nem o nome d'"O Maior Português" [sim, foi assim eleito no ano passado] começado por S) fez-me lembrar a China... A China e o seu crescimento económico de 10%... Uma vergonha... Deviam por os olhos na democracia indiana ali mesmo ao lado... Não tem esse crescimento económico, mas pelo menos o povo pode votar e não há trabalho escravo, nem pobres, nem ninguém morre de fome...

    Mas também há riscos nas democracias... Por exemplo os Estados Unidos... Para além de reivindicarem para si o direito a serem os únicos detentores de armas nucleares, apontam também o dedo ao Irão (por sinal uma democracia) por quererem o direito exclusivo de reeleição de mentecaptos (que saudades do Bush)...

    Sonho com o dia em que o pessoal da minha rua se possa juntar para eleger o Zé Manel da mercearia para chefe do serviço de neuro-cirurgia do hospital lá da zona... Se ele tem qualificações...? Não sei, porque eu próprio não as tenho para poder saber se ele tem ou não, mas como é um gajo fixe e dá uns autocolantes e umas t-shirts, eu votava nele... :)

    Não vou deixar o apelo ao não voto em ausência de consciência porque o "público alvo" não deve ler este blog... :)

    Beijinhos e/ou abraços... :)
    (e desculpem se houver danos no blog provocados por toda esta corrosão... :P)

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Boss,

    "O ser humano a exercer um dos seus mais básicos instintos... O instinto de dar opinião e decidir sobre assuntos dos quais nada entende..."

    Até que enfim alguém me compreende! É que é precisamente nessa categoria que eu me insiro quando penso na corrente abstracta de como visualizo a política!

    Mas o mal nem é só esse! O mal é que seriam as "cacetadas" da vida que, supostamente, nos fariam aprender a discernir e distinguir o bom do mau e parece-me bem que somos mesmo um povo com poucas hipóteses de aprendizagem! (Aqui estou a inserir-me no mesmo bolo do povo português, embora não me pareça que partilhe da mesma nação em grande parte das suas ideias-base).

    Boss, tu desconcertas-me! É que eu também uso esse tipo de humor que consiste em dizer que é branco quando quero dizer preto e afins (não é piada ao Obama, é só mesmo um exemplo) mas depois quando alguém usa isso comigo, tenho de reler três vezes para ter a sensação de que só percebi metade do que estava implicito! Lol. (Pronto, eu confesso que à 4ª vez devo ter compreendido tudo;)
    Finalmente fizeste-me perceber como se devem sentir os outros quando se queixam! :):):)

    Ah, e não fales em "reeleição de mentecaptos" que isso é coisinha que o povo português JAMAIS faria!

    Não sei sequer se se pode chamar "público" a quem lê este blogue (depende de a partir de que número é que se pode chamar, ou seja, mais uma das milhentas subjectividades do planeta).
    Eu tento sempre estar presente em momentos de eleição, que mais não seja para ficar com a doce ilusão de que contribui/não contribui para as cagadas da maioria.

    Conclusão:
    Eu sou uma crente. Incurável mesmo. Acredito que se poderia ter uma boa Economia e (pasme-se!) dentro de uma DDDemocracia, numa sociedade sem abismais desigualdades sociais em que não houvesse quem passasse fome, quem não tivesse acesso a uma saúde ou educação de qualidade.
    Crente ou utópica, escolhe.

    Obrigada pela tentativa (frustrada) de corrosão;), e beijos novos para ti :)

    ResponderEliminar
  15. Marco,

    Eu gostava de poder dizer "Ah! Então foste tu?!" mas houve mais uns quantos que fizeram o mesmo... mais pena tenho se até querias ter ido e, por algum motivo forte, não pudeste. De outro modo, foi uma opção, lá terás os teus motivos, há que respeitar.

    Bem vindo :)

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!