domingo, 31 de agosto de 2008

Um sorriso especial…


Não sei se é só da habitual angústia existencial de domingo mas deu-me para recordar… e decidi partilhar um episódio que considero, talvez, o acto mais altruísta que alguma vez tive... não por ser um grande feito mas… o melhor é lerem e depois julgam por vós…

(Introdução/enquadramento)

No último ano da faculdade arranjei um estágio numa empresa perto de Aveiro (Vagos para ser mais preciso). Como vinha a casa todos os fim-de-semana, fazia duas vezes por semana uma boa parte da A1 na minha linda mota (que nessa altura era novinha). Estabeleci a rotina de parar na estação de serviço de Leiria (que na altura era da Shell) por comodidade e porque (no sentido N/S) uma das meninas da caixa tinha um dos sorrisos mais lindos e radiosos que alguma vez vi – aqueles sorrisos que nos alegram só de olhar!

(o episódio a seguir aconteceu numa das últimas viagens de regresso a Lisboa)

Mota carregada, fato completo, mota a trabalhar, arranco… (o frio de Dezembro obriga-me a fechar a viseira para que olhos não chorem)… faço-me à estrada, o caminho que tenho a percorrer até chegar ao acesso à A1 tem curvas onde me tenho aprendido a divertir … chego à auto-estrada, enrolo punho, penso nos planos para o fim de semana… vou percorrendo os quilómetros que me separam da “minha” Lisboa…
Placa: “estação de serviço de LEIRIA a 20km” já estou perto, hoje a luz da reserva ainda não acedeu, não vou muito depressa… avisto a estação de serviço, já estou na faixa da direita e a reduzir velocidade… paro , tiro as luvas, o capacete… abasteço, avanço a mota à mão para ao pé da loja (como é meu hábito). Entro na loja “ela não está” (penso), dirijo-me à caixa:

- Boa noite…
- Boa noite.
- Bomba 3, sff
- 12,61€, por favor (a gasolina era a pouco mais de 1€/l, lembram-se?)

Pago… não tenho ninguém atrás de mim…

- Obrigado.
- A sua colega não está cá hoje?
- Está. Está lá dentro…
- Seria possível chamá-la?
- Sim…
- Obrigado.

Vai lá dentro e regressa acompanhada da colega… o sorriso que sentia falta!

- Boa noite.
- Boa noite.

Retiro uma caixa cilíndrica do bolso enquanto digo:

- Desculpe incomodá-la mas queira apenas dar-lhe isto…

(retiro da caixa uma flor de papel, das que faço – raramente ofereço flores naturais pois considero que são demasiado efémeras)

- Para mim?! (na cara dela o espanto não apagara o sorriso)
- Sim para si… há uns tempos que passo por aqui e achei que devia tentar retribuir-lhe o bem que me sabe ver o seu lindo sorriso.
- Obrigado! (vê-se nos olhos e na expressão que está sem jeito e não sabe o que dizer mais…)
- Obrigado eu! Boa noite e nunca perca esse sorriso!

Saí, liguei a mota, anotei os quilómetros (como sempre faço)… montei, antes de voltar o colocar o capacete voltei a olhar para a loja… ela acenou-me e sorriu, retribuí… capacete na cabeça, luvas calçadas, arranco e retomo o meu caminho de volta à “minha” Lisboa…



Nunca mais vi aquele sorriso mas ainda hoje penso o que terá ela sentido ao ver minha flor? Será que ainda a tem? Recordo aquele momento com carinho… foi algo que fiz porque achei que devia, porque achei que era correcto… senti-me bem ao fazê-lo, como me senti bem sempre que vi o seu sorriso. Aquele sorriso era para mim um tónico naquelas viagens… e foi por isso que decidi tentar retribuir com aquele gesto. A menina da Shell de Leiria terá sempre um cantinho no meu coração… por mais que nunca tenha sabido o seu nome, o seu sorriso, esse, nunca o esquecerei!


Votos de boa semana para todos,
FATifer

14 comentários:

  1. Fatifer retribuiste o sorriso?

    Acho que se lembra de ti, e que guarda a flor de papel. Faz-lhe lembrar de um homem que lembrou-se de retribuir o sorriso duma maneira diferente, são daquelas coisas que não se esquecem ...

    Boa semana para ti tb :) Bjs

    ResponderEliminar
  2. A gente agradece quando é atendida num destes lugares de passo com um sorriso e mirando para os olhos (nas portagens, nas caixas das bombas de gasolina) e não com simples gestos mecânicos...

    ResponderEliminar
  3. Eu também acho, como a Naturezas, que ela não se esqueceu daquela retribuição.
    Eu também valorizo muito um sorriso. Valorizo muito também tudo o que me faz sorrir.
    A tua história fez-me sorrir.
    Podes não ter salvo uma vida nesse teu acto altruísta, mas fizeste ganhar o dia a alguém, disso não tenho duvidas.

    Beijo com um sorriso :)

    ResponderEliminar
  4. Eu acho sinceramente que ela pensou "Olha este, quer-me papar!" AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH....ah pois é, malandro, andavas a querer levar a menina a uma saídazinha. ;)

    Abreijinhos e olha...vê lá que se tiverem namorados e fizeres muitas dessas ainda te magoas ;)

    ResponderEliminar
  5. Pois eu como sorridende confessa digo que um sorriso é muitas vezes inesquecível e acredito que o teu gesto seja lembrado sim,gestos sem intenções, livres de obrigações são poucos e quando recebidos não se esquece.;)

    Beijoooo sorridente

    ResponderEliminar
  6. Naturezas,

    Tens razão, que falha imperdoável no meu relato! Sim, claro que retribuí o sorriso! Aliás era difícil não o ter feito, o seu sorriso era contagiante…

    Também acho que se lembra de mim, ou pelo menos gosto de acreditar que sim… foi uma forma diferente de retribuir, é verdade…apeteceu-me ;)

    Beijos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  7. Sun Iou Miou,

    Também penso assim, embora não pare em portagens (tenho via verde) nas bombas não gosto de pagar com cartão na bomba, gosto de ir lá dentro pagar em dinheiro (é um hábito). Costumo ir quase sempre à mesma bomba abastecer, já conheço todos os caixas, alguns até comprimento com aperto de mão e tudo ;)

    Obrigado por mais esta visita.
    FATifer

    ResponderEliminar
  8. Pax,

    Também valorizo um sorriso e fico contente que esta minha memória te tenha feito sorrir. Não sei se ela terá “ganho o dia” com o meu gesto mas quero acreditar que se tenha sentido bem, afinal foi essa a minha intenção e a julgar pelo brilho no olhar acho que tens razão ;)

    Beijinho :)
    FATifer

    ResponderEliminar
  9. Cara deusa,

    :)…
    Como é que eu já sabia que ias dizer qualquer coisa como a que disseste? :P

    Podes não acreditar mas o gesto foi mesmo feito sem segundas intenções… como disse nunca mais a vi… malandro eu? Eu sou um anjinho -basta veres a minha pic tenho asas e tudo ;)

    “Abreijinhos e olha...vê lá que se tiverem namorados e fizeres muitas dessas ainda te magoas ;)”

    Não deixas de ter razão mas neste caso nem pensei nisso… se na verdade ela tinha namorado ele pode não ter achado piada… como não insisti desta safei-me :P


    Abreijo e obrigado pelo conselho ;)
    FATifer

    ResponderEliminar
  10. Vita,

    Como sorridente convicta não tenho dúvidas que entendeste o que senti ao ver aquele sorriso e a razão porque senti necessidade de retribuir…

    “…acredito que o teu gesto seja lembrado sim,gestos sem intenções, livres de obrigações são poucos e quando recebidos não se esquece.;)”

    Conforta-me pensar que sim, que ela recorda aquele momento, da mesma forma que guardo aquele sorriso ainda hoje vivo na memória como se o tivesse visto ontem ;)

    Retribuo o “beijo sorridente”
    FATifer

    ResponderEliminar
  11. Eu não sei fazer flores de papel, mas envio um sorriso desde aqui até aí por me teres feito sorrir com este texto.

    Beijinhos e obrigada.

    ResponderEliminar
  12. Patrícia,

    Pois eu fui aprendendo... continuo a achar que nunca ficam grande coisa mas nunca tive reclamações ;)

    Fico contente que esta minha memória tenha causado um sorriso. Agradeço e retribuo o teu.

    Obrigado pela visita, volta sempre!

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  13. Ia comentar mas a Afrodite disse tudo, lOL!

    ResponderEliminar
  14. Concebo e nem levo a mal que tu, a nossa deusa e outros pensem assim… podia até aqui reafirmar que foi um acto feito sem segundas intenções mas…(já sei que não vos convenço por isso…)

    Agradeço o teu não comentário :P

    :)

    Volta sempre,
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!