domingo, 11 de janeiro de 2009

Bom Ano 2015 !!!!!

.
Antes que me comecem a dizer que estou atrasada porque os votos de Bom Ano já foram há duas semanas ou adiantada porque o 15 é 6 depois do 9... recuando um pouco (muiiito) no tempo, passo a explicar:
.
(Eheheh, eu adoro explicar estas coisas)

Até 1422, Portugal nem contabilizava os anos tendo como base o nascimento de Cristo. Portugal foi mesmo um dos últimos países ocidentais a adoptar este método (durante o reinado de D.João I) pois, até então, os anos eram contabilizados tendo como base o ano da fundação de Roma por Rómulo e Remo e, portanto, tendo em consideração a diferença (753 anos), passou-se do ano 2175 para o ano 1422.
.
(Terá sido confuso?! Nãããã...)

Até 1422 orientávamos-nos pelo calendário juliano, instituído pelo Imperador Júlio César em 46 a.c.

Acontece que esta mudança vem já do ano 525 quando, a pedido do Papa João 1º, Dionysius Exiguus (um monge de Roma) faz os cálculos da data exacta em que terá nascido Cristo.

O objectivo deste pedido seria fazer uma reforma com o (também) objectivo de acabar com a falta de sincronia entre as igrejas para o cálculo da Páscoa. O cálculo para a Páscoa mais conhecido até então havia sido criado pelo bispo da Alexandria, mas várias igrejas seguiam diferentes, confusos e considerados imprecisos sistemas.

.
Já na época, os cálculos apresentados causam grande polémica e discordância mas acabam por ser aceites. Ou seja: situa-se o nascimento de Cristo no ano 754 desde a fundação de Roma (erradamente o ano 1, pois na numeração utilizada -a romana- o número "0" nem existia, existindo só mais tarde na posteriormente adoptada numeração árabe) e os anos começam a ser contabilizados a partir desse importante nascimento (d.C.) ou antes (a.C.).

Até aqui tudo (mais ou menos) muito bem até que se sabe que em 754 já o famoso Rei Herodes tinha falecido e, portanto, não poderia ter perseguido e assassinado todos os bebés, obrigando à fuga da família, conforme esse conhecido relato bíblico, pelo que a data está mesmo errada!

Segundo cálculos mais precisos, por relação com factos históricos e fenómenos astronómicos verificados na época, Cristo terá nascido ou 5 ou 6 anos antes do que foi instituido, ou seja, para quem teve medo de que o mundo acabasse na viragem do milénio só perdeu tempo, porque o milénio já tinha virado há muito e ainda estava vivo!

Claro que para nós (para mim, pelo menos) nos dá igual que Cristo tenha nascido no Verão ou no Inverno, e que o Tempo tenha sido marcado a partir do primeiro choro, do primeiro chupa-chupa ou do primeiro dia de aulas mas, já viram que até nisso fomos enganados ?!
.

(Peço desculpa mas estive em Fátima, portanto, vim ainda mais católica do que de costume...)

:)

16 comentários:

  1. As coisas que eu aprendo contigo!
    :) :) (o que vale é que eu acho que isto tudo é uma "história" do carago...é isto e o pai Natal)

    ResponderEliminar
  2. Terei de citar o Paulo “As coisas que eu aprendo contigo!”

    Obrigado pela lição sobre calendários ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  3. Pois é o que dá analisar os textos bíblicos, partindo de dados históricos e científicos...

    Por acaso já sabia dessas discrepâncias, em que chegamos à conclusão que Jesus nasceu alguns anos mais cedo (devido à morte de Herodes) e algures entre finais de Agosto e antes do fim de Setembro - perto do equinócio do Outono - porque só nessa altura podia ter sido observado o cometa que guiou os "Reis Magos" (que afinal não eram reis, mas sim astrónomos, não se sabendo se eram três ou mais) ao local do seu nascimento e também porque havia uma feira/festa qualquer por lá, assim se explicando que José e Maria não tivessem encontrado lugar mais condigno para a criança nascer...

    Acresce a tudo isto que a maior parte dos textos bíblicos foram sofrendo adaptações ao longo dos anos, conforme conveniências papais das várias épocas. Supõem-se que a escolha do dia de Natal a 25 de Dezembro tem a ver com a vontade da Igreja acabar com festas profanas mais ou menos por essa altura, em que já existiam cerimoniais em torno das árvores, que os camponeses enfeitavam, crendo assim garantir boas colheitas nos anos seguintes...

    Resumindo, são tudo teorias sobre teorias, 2000 e tal anos depois ninguém pode assegurar umas ou outras. A única coisa que podemos dar como certa é que existiu um homem chamado Jesus. Se era ou não filho de Deus, já é outra conversa...

    Xi, pá, fartei-me de escrever! E tudo para te (vos) desejar um Bom Ano (qualquer que seja ele, 2015, 2016, 2017... a.s.o.)! :)))

    ResponderEliminar
  4. Da última vez que fui a Fátima dei como perdido um dia das minhas belas férias, já tu pelo vistos vieste mais instruída. Ao menos isso, já porque eu vim mais aborrecido.

    Feliz 2015 para ti também, bjs.

    ResponderEliminar
  5. Paulo,

    Nem que não quisessemos, aprendemos sempre algo uns com os outros :)
    Eu aprendi bastante nestes últimos dias e também já aprendi muitas coisas muito importantes contigo, amigo.

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  6. FATifer,

    (Cada vez que escrevo o teu nome, lembro-me de que ainda não escreveste o texto com a explicação para ele - fica o desafio ;)

    Foi uma das coisas que aprendi nestes últimos dias: que até no calendário as coisas não são tão certas como nos querem fazer parecer... :(

    Beijo grande :)

    ResponderEliminar
  7. Teté,

    É uma das coisas que me fascina: a capacidade que muitas pessoas têm de, apesar de conhecerem as explicações cientificas, não abdicarem das mitológicas.
    É a fé e acho que a fé é uma das coisas mais poderosas do ser humano, infelizmente nem sempre canalizada para o bem dos outros.

    Sobre o 25 de Dezembro, é sabido (e penso que a Igreja já nem o contestará grandemente) que a data foi escolhida porque coincidia com os festivais pagãos que celebravam o solstício de inverno, em adoração ao deus-sol. A festa solar do natalis invicti (natividade do sol inconquistado) e, como era celebrada a 25 de Dezembro, atribuiu-se também a data ao nascimento de Cristo e juntou-se o útil ao agradável.

    Sobre os reis magos... pois ouvi da própria boca do bispo auxiliar de Lisboa que até poderiam ter sido 12 e não 3... (lá vou eu ter de comprar mais 9 bonequitos para o próximo Natal :)

    "A única coisa que podemos dar como certa é que existiu um homem chamado Jesus. Se era ou não filho de Deus, já é outra conversa..."

    Exactamente!
    A fé tem feito o resto mas tenho muita pena que os relatos tenham sido alterados ao longo dos séculos, como dizes "sofrendo adaptações ao longo dos anos, conforme conveniências papais das várias épocas", porque não duvido nada de que os originais fossem muito mais fascinantes do que as versões que chegaram até aos nossos dias.

    Beijos e Bom Ano-whatever para ti também :)

    ResponderEliminar
  8. Carloressu,

    Eu acho que nunca dei como perdido nenhum dia da minha vida porque, até mesmo quando só me acontecem coisas desagradáveis, aprendo muito (talvez até mais), mas compreendo o que queres dizer.

    Já fui muitas vezes a Fátima embora não pelo mesmo motivo que a maioria das pessoas vai.
    Aprendi bastante, sim, e conheci pessoas absolutamente fantásticas portanto, nem que fosse só por isso, já teria valido a pena :)

    Bom Ano-whatever também e beijos para ti!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Acreditas que o outro enviou-me uma cena desse género na passagem de ano??? Xiça!!! Em vez de Feliz Ano Novo ou qualquer coisa, enviou-me um bla bla bla extenso sobre a origem do Anús HAHAHAHAHA.

    Bem, obrigada pelo momento de aprendizagem...amanhã temos mais após Nepalês ehehehe. Prepara-te para uma sessão de risada...já estou mesmo a ver!

    Abreijinhossssssssssssssss

    ResponderEliminar
  10. Afrodite,

    "Acreditas que o outro enviou-me uma cena desse género na passagem de ano???"

    Vindo do "outro" acredito em quase tudo, lolololol.

    E querias melhor que isso?! Ao menos sempre aprendeste algo. És uma mulher de sorte, com tantos "momentos de aprendizagem" que tens tido :):):)

    "Prepara-te para uma sessão de risada...já estou mesmo a ver!"

    Nem quero imaginar... nós de pedras na mão e a tentar não rir, loooooool (isto deve ser contagioso, ainda acabo por ficar pior que tu, eheheh).

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  11. hey, já tinha essa ideia de o cálculo do nascimento de cristo estar errado, mas nunca aprofundei a questão, ena pai, que gostei da lição! :)

    Mas, como é realmente muito confuso para as relações internacionais andar tudo no seu ano, ao menos que se tenha instituido um calendario mais ou menos universal,embora baseado numa permissa errada. Mas, isso é o q não falta hoje em dia!
    Mas fico contente por saber que afinal ainda estou em 2004, yupiiiiiiii, recuperei alguns verdes anos!!! OU então, que consegui passar os 2500, yupiiiiiiiiii!!! :D

    ResponderEliminar
  12. Van,

    "já tinha essa ideia de o cálculo do nascimento de cristo estar errado, mas nunca aprofundei a questão, ena pai, que gostei da lição! :)"

    E eu gostei que tenhas gostado!
    Também só me lembrei de aprofundar isto depois de ter ouvido o bispo auxiliar de Lisboa comentar o facto, mas faz todo o sentido: o senhor que fez os cálculos errou!

    E não somos os últimos! Os arabes (por exemplo) estão no ano 1431 :), ou seja, o calendário islâmico começou a contar depois do nosso :)

    "Mas fico contente por saber que afinal ainda estou em 2004, yupiiiiiiii, recuperei alguns verdes anos!!!"

    Eu não sei se te dê esse desgosto ou não... mas deverias estar é no 2014 ou 2015... sorry ;), lá perdeste os verdes anos de novo, loooool.

    Mas é como digo no post: a mim dá igual que se tenha começado a contar onde quer que tenha sido, só acho mal andarmos todos tão enganados até nisso!!!
    Não é justo! :)

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  13. Mesmo assim não percebi o 2015.

    Nem nunca percebi essas contas pois cada um tem as suas, mas de facto eu sabia que a passagem do século foi em 1996 e o medo em 2000, não era que o mundo terminasse, segundo o que me lembro o medo era do mega bug informático do qual eu nunca percebi o medo, pois qualquer pc iria mudar de 1999 para 2000... os pc's regem-se por números e não iriam ficar confusos com uma passagem lógica.

    ResponderEliminar
  14. Bruno,

    "Mesmo assim não percebi o 2015."

    Se Cristo nasceu 6 anos antes do que foi instituido, numa contagem correcta, em que ano estariamos?

    "o medo em 2000, não era que o mundo terminasse, segundo o que me lembro o medo era do mega bug informático"

    Também que o mundo acabasse.
    Segundo uma crença popular, seria "a 1000 chegarás, de 2000 não passarás", embora (segundo a mesma), Cristo terá agarrado num punhado de areia e dito "vivereis mais estes" e, portanto, deixou de ser possivel a contabilização (o que dá sempre um certo jeito).

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  15. "Se Cristo nasceu 6 anos antes do que foi instituido, numa contagem correcta, em que ano estariamos?"

    Em 2016 e não em 2015 pois caíste também no erro matemático de não contar o ano zero. Poderia não ser contabilizado mas isso não invalida a sua existência lógica.

    Estarei errado?

    ResponderEliminar
  16. Bruno,

    "Estarei errado?"

    Estás certissimo.
    Uma das hipóteses é a de que Cristo pode ter nascido 6 anos antes do que foi instituido portanto, se o zero também tivesse sido contabilizado, (o que seria o correcto) estariamos no ano 2016.

    :)

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!