sábado, 20 de junho de 2009

Memórias IV


Dei por mim melancólico, a relembrar coisas que me façam bem ao ego… e decidi partilhar convosco um dos expoentes da minha (curta e esporádica) vida desportiva. A corrida de corta-mato dos V jogos de Lisboa. Nunca fui fanático por desporto mas também nunca tive nada contra, bem pelo contrário. Na escola fazia tudo com agrado. Quando a professora de educação física perguntou se queríamos participar na corrida de corta-mato dos jogos de Lisboa, eu disse comigo: “porque não?” e inscrevi-me. A corrida que vos vou contar foi a eliminatória de zona…

O dia estava de chuva e o chão já todo mole e enlameado. Olhei para a encosta onde se ia realizar a prova enquanto a professora explicava que teríamos de fazer duas voltas uma mais curta e outra maior em que se subia a encosta toda de um lado para voltar a descer noutro. Respirei fundo e fui com o meu colega fazer o aquecimento, começava a pensar que tinha sido uma excelente ideia ter pedido os sapatos ténis ao meu pai, os pequenos pitons daqueles velhinhos le coq sportif iam dar jeito na lama. Aquecimento feito altura de tirar o fato de treino e alinhar para a partida. Primeira coisa que constato/confirmo, sou o mais alto de todos os participantes… hum…
A linha de meta é um dos pontos mais enlameados do percurso. A partida é dada e com dificuldade arranco, não posso deixar ninguém fugir logo senão pode ser difícil de alcançar. A subida da primeira volta é ligeira e consigo chegar-me facilmente à frente da corrida. Vou olhando a tentar identificar quem me poderá dar mais luta. Um rapaz pequeno comanda a corrida, parece ser ele o meu principal opositor. Estamos na descida para a meta e para concluir a primeira volta, ele vai impondo um bom ritmo, tendo em conta as condições do terreno. Começamos a subir para a segunda volta, o terreno inclinado e a lama provocam uma quebra no ritmo e a meio da subida estamos só os dois, eu e o rapaz pequeno, sinto que ele está a quebrar e aproveito para puxar eu, num instante ganho uns metros e chego ao cimo da encosta isolado. Agora é só gerir a vantagem e ter cuidado para não cair com a lama na descida. Consigo manter a vantagem apesar de sentir que o meu opositor tinha voltado a aumentar o seu ritmo, 3 paços para a meta, levanto um braço e solto um grito de satisfação, na passada seguinte escorrego e quase caio mas a vantagem que tinha permite-me cortar a meta sem mais sustos. Ganhei! Ganhei! Pensei …
Como era apenas uma eliminatória não houve pódio, apenas me entregaram a medalha passado meia hora depois da prova acabar (tive de convencer a minha professora a lá ficar à espera pois não ia sair dali sem a minha medalha!).


Recordo aquele dia sempre com alguma emoção como o dia em que fiz tudo bem, foi uma corrida perfeita!
Esta é sem dúvida uma das memórias que mais me acaricia o ego…

Bom fim-de-semana para todos,
FATifer

PS - Depois ainda participei na corrida final onde o percurso era mais difícil mas não é essa a desculpa para o meu 19º lugar final, antes o facto de eu não passar de um amador ali já a correr contra quem já treinava para aquilo.

4 comentários:

  1. Um colega meu de liceu também ganhou uma corrida dessas de corta-mato, lá para o início dos anos 70 e nem imaginas o que lhe deve ter feito bem ao ego: era pequeno e feiote, mau aluno e pouco inteligente (ou, pelo menos, eu achava, lá para os meus 13/14 anos, o que também tem de se subjectivar... ;))

    E no dia a seguir era a estrela do liceu! Quase babava com os parabéns dos colegas, mas foram merecidos, porque mesmo que tivesse características pouco interessantes, sabia fazer uma coisa melhor do que muitos de nós: correr!

    Enfim, "aprendizagens" que vamos tendo ao longo da vida... :D

    Beijocas e bom domingo para ti!

    ResponderEliminar
  2. Teté,

    Se queres que te diga, que me lembre, não houve lugar a grande reconhecimento (como disse era só uma eliminatória). No meu caso não seria isso o mais relevante pois, nesta fase do meu período escolar ainda era fácil ser o (ou um dos) melhores da turma! Não sou adepto do auto elogio mas é um facto que tinha em tudo 5 valores pelo que isso deve valer de algo…

    Mas em relação ao que dizes é uma verdade que por vezes menosprezamos certas pessoas e estas surpreendem-nos… desde cedo tentei “combater” isso, tentando sempre aperceber-me como cada pessoa é e ver o que posso aprender com ela.

    Um bom domingo também para ti.

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  3. Já participei em dezenas de corridas e percebo o que dizes.

    ResponderEliminar
  4. Conde,

    Pois então já fizeste mais corridas do que eu, pelo que não duvido que entendas o que relato. Em termos de competição estas duas terão sido as únicas corridas em que participei… sim as mini maratonas de Lisboa em que participei, embora a correr, foram por desporto ;)

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!