domingo, 7 de dezembro de 2008

Parte III


Acordou com um raio de sol que entrava no quarto. Sempre gostara de acordar com a luz mas mesmo quando tal não fosse possível dispensava despertador, parecia que o tinha incorporado, pensava a que horas queria acordar e acordava. Era um facto que nunca conseguira explicar mas que aceitava naturalmente.
Senta-se no terraço com o seu copo de leite frio com café, uma tosta (mista, mística seria se fosse feita pela filha), e um pastel de Belém. Aprecia a vista, o cheiro das flores do jardim e o oceano à sua frente… é um privilégio estar ali, é nestas alturas que compreende porque a filha tanto insistira para voltarem a viver ali.


- Já estavas à espera há muito tempo?
- Combinámos há uma, sããú… 13:45…
- Desculpa…
- Sofia, se não te conhecesse… porque julgas que combinei aqui? Estive entretido, não te preocupes.
- Pois, sou sempre a mesma, não é?
- No dia que chegares a horas é que ficarei preocupado.
- Frontal como sempre…
- O costume?
- Sim, pra não varia…

Com um aceno tinham à frente a entrada do costume – sapateira recheada.

- As que fazes são melhores, eu sei…
- Modéstia à parte, tenho de concordar amiga.
- Mas não está má de todo…
- Sim… come-se…



- Já terminaram?
- Sim pode trazer o resto, por favor.
- O resto?
- Ah, pois é novo por aqui… são dois bifes da vazia, uma imperial e uma caneca mista, como de costume.
- Com certeza.



- Nem reparei que o rapaz era novo.
- Isso nem parece teu, estares assim distraído, que se passa? É do dia de hoje? Ou é por causa da Helena?
- Será das duas coisas, talvez… ontem parecia estar preso às memórias e claro que me preocupo com a Helena, por mais que saiba que está bem…
- A Isabel era uma mulher muito especial e a filha… digamos que parece a reencarnação da mãe!
- Sim…
- Lembro-me do dia que ma apresentaste… impossível ficar indiferente…
- E eu lembro-me do sorriso malandro com que me disseste depois:” se fosse gajo!…”
- Pois foi… era uma mulher digna de ser invejada, se eu fosse dessas coisas. Quantos anos faria hoje?
- 57…
- Como o tempo passa…
- Pois é…
- A Helena já fez 25 não foi?
- Sim…
- Amigo… não tenho de te lembrar todos os momentos felizes que tiveste com ela a teu lado, pois não? Até porque não saberei de todos…
- Era esse o sorriso malandro que falava há pouco, esse que é só teu!
- Ainda bem que também te fiz sorrir. Estava a ver que não te arrancava essa cara nostálgica…

Outro aceno, agora ao empregado do costume.

- Aqui tem os cafezinhos Sr. Eng.
- Obrigado.



- Onde me levas amigo?
- Já vais ver…

- Devia ter adivinhado…
-Sim… devias…
- Miradouro de S. Pedro de Alcântara… a Isabel adorava esta vista…
- Sim amiga, era uma das muitas coisas que partilhávamos…
- É sem dúvida espectacular…
- …
- … continua a doer-te tanto a falta dela?
- Não te dói a falta do João?
- Sim mas é diferente, ele deixou-me…
- Desculpa, fui cruel…
- …
- Sim amiga, sinto a falta dela….sentirei a falta dela até morrer…
- …
- Obrigado por me fazeres companhia hoje…
- Não tens de agradecer… somos ou não somos amigos?
- Somos… claro que somos!
- Então e para que servem os amigos senão para as ocasiões?
- …
- Quando o João me deixou quem ofereceu o ombro?
- Touchet
- Esta vista é linda, mesmo…
- Pois é…


Deixou a amiga em casa e regressa à sua… a marginal sempre o maravilhara, as vistas, é um percurso especial…
Entra em casa…

- Sim
- Papa?
- Sim filha…
- Como passou o dia?
- Bem… a Sofia fez-me companhia…
- A Sofia… hum…
- Lá estás tu!
- Eu o que foi pai?
- Tu sabes… já te disse que a Sofia sempre foi e sempre será uma boa amiga.
- Bem boa!
- Helena!
- Ok paizinho, eu não insisto…
- Então e tu, por aí?
- Estou óptima, amanhã vou ao lago Taupo.
- Fazes bem, vais gostar…
- Wait a minute Martin! Desculpe paizinho tenho de ir…
- Vai filha, diverte-te! Beijinhos.
- Beijinhos papa.

Desce de volta à garagem… blusão de couro vestido capacete na mão, olha… por mais que tenha por onde escolher hoje teria de pegar na R69S, aquela BMW era especial, por isso insistia em mantê-la a andar… o som do motor boxer ecoa naquele espaço, respira fundo, monta e arranca…
Inevitavelmente recorda os acontecimentos deste dia 42 anos antes, como a vida encontrara maneira…

- Sr. Guilherme Silveira?
- Menina Isabel…
- Com esse blusão nem o reconhecia.
- Fico assim tão diferente?
- Talvez não, apenas não estava à espera de o ver assim…
- Então o que faz aqui?
- Aaa… para ser honesto…
- Não me diga que veio à minha procura?
- Aaa… não… vim…
- …
- Não faça essa cara… pronto, eu confesso vim sim, tinha de passar por aqui e como disse que estudava por cá… sim estava a ver se a via.
- Muito bem, ao menos admite.
- Sim, admito… não vale a pena negar, esses olhos parece que me trespassam os pensamentos.
- Bem… tenho de ir senão chego atrasada a minha festa de aniversário.
- Faz hoje anos?... então os meus parabéns.
- Faço… obrigado.
- …
- O meu carro está para ali.
- Se me permitir, eu acompanho-a.
- Se quiser…



- Olhe para aquilo! Eu não digo que este carro está enguiçado?!
- Pois começo a ver que tem razão… mandou arranjar o pneu?
- Não, o meu pai mandou colocar novos.
- Suplente também?
- Sim…
- Então desta vez posso mudá-lo…
- Não… não lhe posso pedir isso…
- Não tem de pedir … eu é que ofereci…
- Guilherme…
- Menina Isabel, não custa nada, é um instante… e não a posso deixar chegar atrasada à sua festa de anos!



- Já está!
- Obrigado…
- Ora essa…
- Guilherme, quer vir à minha festa de aniversário?
- Não tem de me convidar só porque lhe mudei o pneu…
- Estou a convidá-lo porque me apeteceu fazê-lo, logo que o vi….
- … ai sim?
- Sim! Quer vir? Já conhece a morada…
- …não sei se devo aceitar?…
- Vai fazer-me essa desfeita!?
- Menina Isabel … não faça essa cara… já sabe que vou…
- Sei?
- Sabe, … leu-o nos meus olhos quando me convidou, por isso sorriu…
- Guilherme, faça-me um favor, não troque de roupa e vá na sua moto.
- Quem lhe disse que estou de moto?
- Com esse blusão… como não estamos no carnaval, tem de estar de moto!
- …
- … estou errada?
- Não, não está...
- E então posso contar com a sua presença?
- … sim lá estarei.
- Então pode aparecer por volta das 19:30.
- Muito bem.
- Obrigado, mais uma vez e até logo.
- Até logo menina Isabel.

Ao regressar do seu passeio recorda o sorriso dela ao vê-lo chegar na sua R69S… percorre o acesso à casa, como fez anos atrás e parece que a vê à porta… doce ilusão de óptica… naquele vestido cumprido parecia uma princesa. Fora naquela noite que decidira que conquistaria aquela mulher…


(continua)


FATifer

8 comentários:

  1. Estou cada vez mais curiosa...

    Vais contar como foi a primeira...hamm...humm...isso?
    ;)
    (Com detalhes!)

    Fico à espera!

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  2. Pax,

    “Vais contar como foi a primeira...hamm...humm...isso?
    ;)
    (Com detalhes!)”

    Hum… não sei… não me considero especialmente dotado para esse tipo de escrita (chamemos-lhe erótica) mas quem sabe… tenho estado inspirado.

    Ainda bem que te deixo curiosa, quer dizer que continuas a gostar ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  3. Olha que já que falas nisso ;) digo-te que adorava ler um texto erótico que tivesses escrito. Aceitas o desafio?

    Continuo a adorar, sim. Fico à espera (do erótico e do seguimento).

    :)

    ResponderEliminar
  4. Caríssima Pax,

    Vou encarar o teu desafio como um pedido (se o encarasse como desafio, o mais provável seria ficar sem resposta :P).

    Reafirmo o que disse: não é o estilo de escrita em que me sinta mais à vontade. Dito isto (e sem prometer nada) só poderei afirmar que pode ser que tenhas o teu desejo, caso esta história me inspire a tal…

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
  5. "pode ser que tenhas o teu desejo, caso esta história me inspire a tal…"

    Se não for nesta história (se esta não te inspirar a tal), pode ser noutra mas gostava de ler :)
    Até poderia ser num só post, num só conto (e se preferes eu chamo-lhe um pedido).

    Eu espero :)

    Beijos :)

    ResponderEliminar
  6. Pax,

    Não te quero desapontar mas não prometo nada.

    “Eu espero :)”

    Ainda bem que és uma pessoa paciente ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    PS – acabei de escrever a parte IV, não sei se publico hoje … não sei se não te vai dar dores de cabeça… desculpa.

    ResponderEliminar
  7. "Ainda bem que és uma pessoa paciente ;)"

    Não sou. Sou carneiro :)
    Mas sei controlar a impaciencia (às vezes).

    "acabei de escrever a parte IV, não sei se publico hoje … não sei se não te vai dar dores de cabeça… desculpa."

    Força! Tenho ben-u-rons :)

    ResponderEliminar
  8. Pax,

    Terás de conseguir controlar… mas talvez não tenhas de esperar muito ;)

    Já publico…

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!