quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Divagações natalícias

O natal nunca foi nada de muito especial para mim (talvez por na minha família não haver a tradição de nos juntarmos todos) mas ainda me lembro de quando os meus pais conseguiam manter a ilusão do pai natal (não foi muito tempo). Hoje dei comigo a lembrar de como me sentia, da expectativa que era acordar cedo e ver o que tinha sido deixado ao pé da árvore… prendas simples, por vezes, mas que sabiam tão bem receber! Actualmente dedico-me a dar. Acho que é a única parte do natal que aprecio, a “caça” às prendas… o procurar isto ou aquilo que acho que esta ou aquela pessoa vão gostar… já lancei aqui a pergunta mas volto a ela, até que ponto é que ao darmos uma prenda estamos a ser totalmente altruístas? Não estaremos também a ser um pouco egoístas (na medida que esperamos receber de volta a satisfação de ver que a pessoa gostou)? Eu sei que o que mais me dá prazer, ao dar uma prenda é exactamente o “obrigado” que leio no olhar de quem recebe, que completa a sensação de bem estar que começou quando escolhi algo que penso que vai agradar. Entre estes dois momentos medeia um tempo de expectativa antes da confirmação pois, por mais que esteja convicto que agradará nunca consigo eliminar a dúvida… é nisto que para mim se resume o natal, uma desculpa para fazer mais uma vez o que já faço várias vezes durante o ano, dar prendas àqueles de quem gosto… pois afinal, o natal deve ser mesmo quando quisermos!

FATifer

PS – Ok, tenho que fazer uma ressalva (por uma questão de honestidade), há outra parte que gosto muito no natal, a comida, doces em particular! ;)

8 comentários:

  1. Tudo no Natal me repugna, as compras a escolha de prendas os prazos impostos para essas compras, e pressão dos média, da religião, o incentivo ao consumismos, a pressão e massacre dos fanáticos do natal. O desrespeito por todos os que não são católicos e não merecem levar com um "Feliz Natal" nas trombas de 5 em 5 minutos.

    Até porque "Natal" vem de nascimento, mas nascimento de quem? Cristo? É que o gajo nasceu algures em Marco... O Natal não é mais do que o "roubo" por parte da igreja de um ritual pagão que consistem em festejar o solstício de inverno.

    Eu não sou anti-natal, sou anti-hipocrisia, do dar só porque sim, porque sabemos que vamos receber dessa pessoa, ou porque é esperado dar algo a essa pessoa.
    Desculpem desiludir, mas para mim, o natal é para as crianças, dou às crianças, não por ser natal, mas pela alegria contagiante de as ver a rasgar aquele papel colorido. Esse é o único significado que o Natal tem para mim e só terá esse significado enquanto as crianças acreditam num pai natal, depois, perde a piada.
    O natal perde a piada quando o brilho de alegria e agradecimento das crianças é em relação a nós, por sabermos que fomos nós que demos. A magia está no brilho delas, quando não sabem quem dá.

    Às pessoas de quem gosto, dou nos aniversários e durante o ano, sempre que me apetece, aí além da alegria de dar e de ver receber, temos também o efeito surpresa, o inesperado e esse momento sim, é mais mágico do que qualquer noite de natal.

    Dito isto, vou dormir. Ahahahaha

    ResponderEliminar
  2. Crest©,

    Aqui está mais um texto em que te entendo bem demais (fico a pensar se não seria de trocar o teu comentário com o meu post! :P)

    “Desculpem desiludir, mas para mim, o natal é para as crianças, dou às crianças, não por ser natal, mas pela alegria contagiante de as ver a rasgar aquele papel colorido. Esse é o único significado que o Natal tem para mim e só terá esse significado enquanto as crianças acreditam num pai natal, depois, perde a piada.
    O natal perde a piada quando o brilho de alegria e agradecimento das crianças é em relação a nós, por sabermos que fomos nós que demos. A magia está no brilho delas, quando não sabem quem dá.”

    Infelizmente este será o aspecto que menos tenho experimentado, não tenho tanto contacto com crianças como isso :(

    “Às pessoas de quem gosto, dou nos aniversários e durante o ano, sempre que me apetece, aí além da alegria de dar e de ver receber, temos também o efeito surpresa, o inesperado e esse momento sim, é mais mágico do que qualquer noite de natal.”

    Exactamente!

    “Dito isto, vou dormir. Ahahahaha”

    Espero que tenha sido um bom sono.

    Abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente, não acho que seja egoísmo esperarmos pelo ansiado sorriso de satisfação na cara de quem oferecemos algo. Gosto de oferecer algo a alguém que sei que não me vai oferecer nada, gosto de surpreender, adoro ver o sorriso, o olhar de satisfação. Adoro! Se é egoísmo ou não é uma questão de opinião pessoal. Eu gosto.

    Bom Natal

    Bjs

    PS: também adoro os doces e demais guloseimas.

    ResponderEliminar
  4. Miguel Barroso,

    Obrigado, espero que o teu também tenha sido.

    FATifer

    ResponderEliminar
  5. Carloressu,

    Registo com agrado que entendes do que falo e que partilhas o gosto de oferecer :)

    Quanto a ser egoísmo ou não, claro que é subjectivo… e acaba por ser uma questão retórica pois a maioria dirá que, dar algo é sempre uma demonstração de altruísmo…

    Espero que tenhas tido um bom natal também.


    Não tendo nada contra os teus "bjs" prefiro retribuir com:

    Um abraço,
    FATifer

    ResponderEliminar
  6. FATifer,

    Nessa ordem de ideias, todas as formas de dar são egoístas. Até no amor...pois que em tudo o que dá prazer e felicidade aos que gostamos, não serve também de nosso prazer e felicidade? :)

    Quanto ao Natal, é uma data...como um aniversário, também o é...cabe-nos fazer dele especial ou não.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  7. Who Am I,

    “Nessa ordem de ideias, todas as formas de dar são egoístas. Até no amor...pois que em tudo o que dá prazer e felicidade aos que gostamos, não serve também de nosso prazer e felicidade? :)”

    Sim é essa mesma a questão, o paradoxo, se assim lhe posso chamar. Tenho esta mania de brincar com os conceitos, de tentar ver as coisas por outro prisma… é uma forma de testar o que penso e o que sei.
    Acho que entendeste a minha pergunta e deste a tua resposta mas percebeste a minha dúvida, certo?

    Em relação ao natal, acho que tens razão cabe-nos a nós torna-lo especial… para mim, como disse, não é mas respeito aqueles para quem é… ok… os doces até… ;)

    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar

Este local serve para largar comentários, daqueles, dos inteligentes e com sentido...todos os outros, que consideremos que não cumprem esses critérios, serão eliminados prontamente. Mais...anónimos amigos por favor identifiquem-se, já basta não conhecermos a cara...pelo menos o nome/nick.
Desde já o nosso agradecimento, voltem sempre!

Ah! E a pedido da nossa estimada leitora Van, passamos a avisar que a leitura deste blogue engorda!